E sonhou: Eis que estava posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o Senhor estava perto dele e lhe disse: — Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, seu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora você está deitado, eu a darei a você e à sua descendência. Gênesis 28:12-13 NAA
https://bible.com/bible/1840/gen.28.12-13.NAA
A humanidade sempre sonhou em alcançar os céus por sua própria capacidade. Até hoje construímos artefatos que nos levem a explorar o universo. Da mesma forma, desejamos alcançar os céus espirituais, seja construindo uma torre como a de Babel ou uma escada onde pudéssemos subir até Deus.
No entanto, a Bíblia nos ensina que o Senhor não vê mérito em nossas obras para que nos acheguemos a ele. Babel não foi terminada e todas as manifestações mostram uma iniciativa de Deus descendo em nossas direção, nos santificando para ele.
Tanto nesta passagem como em Apocalipse vemos os anjos subindo e descendo, a Cidade de Deus, a Jerusalém celestial, desce sobre a Terra. Cristo, vem até nós para fazer esta ponte, nos reconectabdo ao caminho que homem algum poderia trilhar sem a intervenção do próprio Deus.
Jacó sonhou com a escada celestial e o Senhor se apresentou a ele, da mesma forma que Jesus se apresentou a nós. Emanuel, Deus conosco, esta é a forma como somos chamados, não por nossas obras, mas pela misericórdia daquele que nos chama!