Sem dúvida, grande é o mistério da piedade: “Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, visto pelos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” 1Timóteo 3:16 NAA
https://bible.com/bible/1840/1ti.3.16.NAA
Impiedade é rebeldia contra Deus, desobediência à sua Palavra. Piedade é o contrário, obediência com humildade. O piedoso é aquele que atende ao chamado divino, que busca viver o Evangelho. Por isso a confusão quando se chama uma pessoa de piedosa quando ajuda outra pessoa.
Nem todos que ajudam o fazem para obedecer a Deus. Alguns o fazem para auto promoção. Não é piedade se a motivação não for o Senhor! Por isso, o mistério da piedade é o próprio Cristo, pois fez tudo em obediência ao seu propósito de justificar o mundo através da cruz!
Deus se importa mais com a obediência do que sacrifícios. Estes só existem por causa da desobediência! Se não houvesse pecado, não seria necessário o perdão e nem o custo de se perdoar.
Agora, Cristo é pregado em todo o mundo para que conheçamos a sua obra redentora, fruto da piedade. Se o amarmos, guardaremos (obedeceremos) os seus mandamentos (piedade) [João 14:15]. Quem verdadeiramente serve, já não faz a própria vontade.
Portanto, piedosos estão à serviço de Deus, deixaram de lado aspirações não alinhadas à vontade do Senhor. A liberdade dos crentes em Jesus é exercida na escolha do serviço. Isto é o que se chama andar em santidade, separados para fazermos a diferença em nome do Senhor Jesus!