#6_104 Tenhamos palavras de edificação!

Meus irmãos, será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce. Tiago 3:12 NAA

https://bible.com/bible/1840/jas.3.12.NAA

Somos quem somos e é muito difícil mudar nossa essência. Precisa ser de dentro para fora, ainda que o mundo nos afete com força e poder. Temos muitos exemplos de pessoas em meio a ambientes hostis que permaneceram com boa conduta e pessoas em ambientes saudáveis que se desviaram e se tornaram rebeldes.

É mais fácil ser rebelde que submisso em nossos pensamentos, ainda que sejamos submissos externamente. Como salvação e Reino de Deus é invisível, algo do interior do homem, nosso ser interior é quem precisa de mudança em primeiro lugar.

Quando temos liberdade é que mostramos nosso ser interior através de nossas atitudes e palavras. Em ambientes hostis nós quase que só reagimos para autopreservação. No entanto, nosso coração manifestará nosso caráter pelo que dissermos e fizermos. Precisamos ser prudentes e criteriosos nos nossos relacionamentos.

Tiago nos ensina para refrearmos nossas palavras, pois elas tanto abençoam como machucam. Chegam a ser fogo que incendeia e destrói. Dificilmente quem fala com arrogância ajudará a edificar pessoas. Assim, se nosso objetivo é construir relacionamentos e abençoar outras pessoas, precisamos ter cuidado com as palavras e tom de voz.

O Evangelho é fonte de transformação. É o que nos trabalha de dentro para fora. É na presença do poder da Palavra com a ministração do Espírito Santo que seremos moldados e teremos uma nova natureza. Nossas palavras não serão mais desagradáveis e nem fogo destruidor, mas água e alimento para gerar vida para outros, em nome de Jesus!