Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis. Por isso, Deus os entregou à impureza, pelos desejos do coração deles, para desonrarem o seu corpo entre si. Romanos 1:22-24 NAA
https://bible.com/bible/1840/rom.1.22-24.NAA
Idolatria refere-se a substituirmos o único Deus em nossa adoração por qualquer outra pessoa, objeto, algo que para nós não poderíamos perder de nenhuma forma. É o que ocupa o primeiro lugar em nossa lista de prioridades.
Feche os olhos e pense no que você não suportaria perder. Se neste exercício Deus não é a sua escolha, então o que veio à sua mente é o seu ídolo. Na maioria das respostas será relacionado à dinheiro ou pessoas.
Para outros, pode ser uma idolatria relativa à adoração de imagens mesmo, ou de interesses em relacionamentos imorais, não aprovados pelas Escrituras. A consequência é clara: Deus abandonará quem assim faz à sua própria sorte.
E isto significa não estar debaixo dos cuidados do Senhor, mas entregue ao ordinário, sendo impactado pelas próprias escolhas que levarão à autodestruição. Como então não cair nesta cilada de Satanás?
Primeiro é não se considerar mais sábio que o Evangelho. Precisamos reconhecer a Cristo como Senhor e o colocar no centro de nossas vidas. Assim estaremos sendo guiados e cuidados como suas ovelhas. Esta é a verdadeira sabedoria! Só Deus deve receber a nossa adoração!