Quando, porém, Cristo veio como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos humanas, quer dizer, não desta criação, e não pelo sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santuário, uma vez por todas, e obteve uma eterna redenção. Hebreus 9:11-12 NAA
https://bible.com/bible/1840/heb.9.11-12.NAA
No livro de Hebreus temos um panorama das alianças, uma maravilhosa explicação de como a velha aliança apontava para a obra de Cristo e como ele instituiu a nova aliança em seu sangue.
O autor faz um paralelo entre o serviço dos sacerdotes no tabernáculo terreno e o de Cristo no tabernáculo eterno, nos céus. Como sumo sacerdote perfeito, entrou no Santíssimo lugar e se ofereceu por nós.
E não é mais necessário que se faça nenhum outro sacrifício além deste, pois é perfeito! A obra de Cristo é suficiente para perdoar nossos pecados, os de antes, de agora e futuros!
É a este sumo sacerdote que devemos buscar, ouvir e obedecer, pois não erra ou peca como nós, é Santo, Santo, Santo, como o lugar onde adentrou para oferecer tão grande sacrifício.
Portanto, louvemos a Deus por tamanha graça, trazida por Cristo ao custo de sua própria crucificação, morte, ressurreição dos mortos e ascensão ao tabernáculo perfeito! Ele é Senhor e Sumo Sacerdote da Nova Aliança!