Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14 NAA
https://bible.com/bible/1840/heb.12.14.NAA
Engana-se quem acredita que aperfeiçoamento pessoal gera uma guerra entre o que se santifica e os demais. Na verdade, a santificação é uma guerra pessoal, travada dentro de nós, para termos paz com todos os que nos cercam.
Engana-se quem acredita que é aperfeiçoado espiritualmente porque consegue viver afastado do mundo ou aquele que força suas regras para que as leis sejam cumpridas de tal forma que este não seja impactado pelas atitudes e condições alheias.
Simplificando, se uma mulher estiver seminua e tiver de ser castigada porque me faz pecar, então a minha condição não é aperfeiçoada. Os olhos que desejaram foram os meus e até se tal mulher estiver completamente coberta para me impedir de pecar, será improvável que resolva.
O desejo da carne nos faz pecar porque nosso desejo supera leis e regras. A lei só mostra como somos pecadores, não aperfeiçoa. Quer dizer que é proibido deixar um monte de dinheiro no meio da rua porque eu posso roubá-lo? Isto não faz sentido, mas a religiosidade hipócrita assim determina.
A aliança em Cristo é superior porque nos capacita internamente a vivermos em paz com o mundo, pois a nossa carne será submetida ao nosso espírito e não estaremos mais dependentes do que os outros estarão fazendo para que sejamos santos. É Cristo quem nos santifica.
Portanto, não importa se a mulher ou homem são bonitos ou feios, se o dinheiro está acessível e sem supervisão, nossos olhos e desejos estarão subordinados ao controle do Espírito que é Santo! Isto é aperfeiçoamento, independentemente de onde estivermos.
A religiosidade hipócrita só cria regras para os outros e expõe nossa falta de santidade. O santo está no meio das pessoas e tem paz com elas. Não as inferniza e nem terceiriza a culpa pelos seus atos carnais. Está comprometido com o Senhor e ama o próximo. Estes verão o Senhor porque já estão com ele!