— Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Mateus 22:36-40 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.22.36-40.NAA
Por que amar a Deus e ao próximo? Se amo a Deus em primeiro lugar e amo meu próximo, minhas ações serão produtivas, edificantes e contribuirão para o bem coletivo.
Deus se preocupa com toda a sociedade. Por isso, ações individuais se tornam motivo de forte correção na Palavra de Deus! Não corrija pequenos desvios e logo a maioria também se desviará.
Jesus nos ensina que estes mandamentos permanecem nos nossos dias, são o norte para todo ser humano. O Evangelho existe para que sejamos capazes de vivermos em amor e harmonia.
É um trabalho perene, pois toda pessoa que nasce precisará aprender e valorizar tal ensinamento e agir em conformidade. Quando isto não acontece, as mazelas do mundo permanecem.
Assim, como profeta dos profetas e Senhor dos senhores, Cristo nos diz para perseverarmos neste caminho. Que o amor a Deus e ao próximo seja verdade em nossas vidas, fruto da fé em Jesus, graça e misericórdia enviadas ao mundo!