Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque eles não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:8-11 NAA
https://bible.com/bible/1840/jhn.16.8-11.NAA
O Consolador, o Espírito Santo, é quem convence a humanidade sobre o pecado, a justiça e o juízo. Muitas pessoas buscam explicar estas coisas, mas a verdade é que a razão humana só alcança a mente humana carnal.
É necessário que a lógica espiritual seja introduzida no espírito e não na mente racional. Por isso a vinda do Espírito Santo, para podermos entender a obra de Cristo, não mais com os olhos do mundo, mas com os olhos espirituais.
Vejamos como Jesus imputa pecado o não crermos nele. Isto porque quem nele não crer, não receberá perdão de pecados, permanecendo em dívida com Deus.
Justiça, pois o seu sacrifício cumpriu a lei de Deus, onde perdão de pecados exige derramar o sangue de um cordeiro perfeito, uma vida pelo pecado de todos.
Juízo, pois o diabo já está julgado, sentenciado, aguardando o tempo de seu fim no lago de fogo. Estas coisas não conseguimos ver com os olhos e a mente humana não alcança.
Por isso Deus realizou a obra redentora em Cristo e agora desenvolve a salvação nos corações dos homens pela regeneração da alma e espírito.
Cristo veio e ascendeu aos céus. Voltará para julgar a todos. Até lá estamos vivendo para nós mesmos ou para Deus. Não há meio-termo! O Espírito Santo foi derramado para nos revelar a graça em Cristo!