“Todas as coisas me são lícitas”, mas nem todas convêm. “Todas as coisas me são lícitas”, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1Coríntios 6:12 NAA
https://bible.com/bible/1840/1co.6.12.NAA
Ter liberdade é poder dizer sim ou não para uma ação que tenhamos interesse em realizar.
Quem não tem liberdade é obrigado a realizá-la ou não realizá-la segundo quem tenha autoridade para determinar tal ação.
Paulo nos ensina que a nossa liberdade no Espírito Santo deve estar sujeira a outras condições que não a nossa autodeterminação.
Não é porque tenho tal liberdade que irei exercê-la por meus interesses, mas julgando se o fazê-lo não irá impactar negativamente outras pessoas.
Embora eu possa ter liberdade de expressão, muitas vezes permanecer calado trará benefício ao não gerar atritos desnecessários.
Da mesma forma, ter liberdade de permanecer calado pode prejudicar a minha coletividade se eu sou alguém que pode fazer diferença para benefício de todos.
Liberdade exige maturidade para podermos exercê-la. Se não pensarmos antes de agir, podemos prejudicar muitas pessoas, o que não será produtivo.
No Espírito tudo nos é lícito, pois agora não somos mais escravos das coisas que antes nos mantinham cativos. No entanto, se o que eu faço incomoda ou escandaliza, que possamos avaliar nossas atitudes e palavras. Amar é pensar antes nos outros.