Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.” 1Pedro 3:12 NAA
https://bible.com/bible/1840/1pe.3.12.NAA
Deus não dorme e nem perde uma situação ocorrida em todo o universo. Se conseguimos fazer auditoria em códigos rodando dentro de um computador, como ele não poderia auditar o que bem entender? Ele conhece todas as coisas antes mesmo que aconteçam.
Nos perguntamos por que ele permite então que o mal seja praticado? Justamente por causa da justiça. Se interrompesse o fato antes de acontecer, então não teria acontecido e o mal não poderia ser apontado.
Só há sentença quando se pratica a maldade. Só há separação entre bons e maus se houver a prática do bem e do mal. Como haverá a justiça se não houver as obras? Como separar uns dos outros?
Ainda estamos no tempo em que as trevas ainda existem, mas não será assim eternamente. Em breve o Senhor estabelecerá sua luz da verdade para sempre e não haverá mais oportunidade de se viver praticando maldades em sua cidade celestial.
É lá que desejamos estar e, para isto, haverá separação entre maus e bons, entre os que obedecem e os que negam a vontade de Deus. Os justos são ouvidos desde agora, assim como os que praticam maldades não recebem mais do que um espelho para se enxergarem e se arrependerem.