Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4:12 NAA
https://bible.com/bible/1840/heb.4.12.NAA
O autor desta epístola fala a um povo que passou por muitas experiências com Deus e, ainda assim, duvidou em seu coração a respeito das promessas. Viram um mar se abrir, comida e água no deserto surgindo do nada e, mesmo vendo com os olhos, não creram que seriam cuidados por Deus.
Toda murmuração pelas dificuldades que estavam enfrentando enquanto estavam sendo levados de volta para uma terra a eles prometida os incapacitou a confiarem no Deus Todo-Poderoso. O autor alerta para que isto não aconteça novamente!
Esta passagem nos traz a certeza de que a Palavra de Deus é viva e eficaz, transformando a quem crê e impactando quem não crê de maneira contundente. Ela separa o espiritual do racional, pois transcende as coisas deste mundo e quem se fixa nas coisas daqui não consegue acreditar no sobrenatural das promessas.
Sem a fé necessária para confiar, não será possível obedecer e continuar. A murmuração ocorre porque o racional não enxerga propósito aqui, pois espera a recompensa agora, neste mundo. O Evangelho promete graça na eternidade, lutas em nossos dias e até perseguições. Quem espera no hoje nunca suportará.
Sem fé não há como receber com alegria tais promessas, e pensamentos e corações são facilmente observáveis através das Escrituras. Quem crê, vive na paz de Cristo e não olha para a situação do hoje, mas espera nas promessas daquele que prometeu e é poderoso para cumprir!
Portanto, pela Palavra podemos distinguir o crente do não crente. Os frutos seguirão a fé. O justo crê e vive como peregrino. O injusto não crê e vive para esta vida que passará rápido e não estará mais aqui. Triste é não ter certeza do amanhã e nem esperar algo muito melhor do que aqui temos! Felizes são aqueles que crêem na vida eterna com Jesus!