1Pedro 4:18-19 NAA
[18] E, “se é com dificuldade que o justo é salvo, que será do ímpio e do pecador?” [19] Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus entreguem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.
https://bible.com/bible/1840/1pe.4.18-19.NAA
Se todos nós nascêssemos sem pecado e sem pecar, vivendo como justos, não teríamos medo da justiça de Deus e nem da morte.
Isto porque seríamos como Adão e Eva antes da entrada do pecado no mundo. Agora, vivemos com este peso que nos traz temor.
O que temos em Cristo é a justificação de nossos pecados quando ele se coloca em nosso lugar, o Justo que pagou a dívida pelos injustos.
Sem a redenção proposta por Deus em Cristo, permanecemos sem perdão e o castigo eterno nos espera. E isto está na consciência do espírito.
A palavra “religião” aparece com a proposta de religar um relacionamento rompido com Deus por causa do pecado.
Ao sermos religados através de Cristo passamos a viver para a sua glória, obedecendo aos seus preceitos. Não mais por medo, mas por gratidão.
Nosso sofrimento agora não é por medo da morte ou de um castigo eterno, mas por causa daqueles que ainda permanecem no pecado.
Assim, aqui teremos aflições de alguma forma, mas por Cristo já estamos perdoados e temos paz. Não é assim com os descrentes e rebeldes a Deus.
A dificuldade na salvação refere-se a dependermos da obra de Deus e não da nossa. De crermos no único caminho para Deus, Jesus Cristo, pois não há outro, e isto deixa muitos de fora.
Cristo é inclusivo e exclusivo. Inclusivo pois todos podem ser salvos e exclusivo, pois somente ele traz a salvação e a filiação a Deus!