“Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.”
Gênesis 45:4-5 ARA
https://www.bible.com/1608/gen.45.4-5.ara
O perdão de José para os irmãos é um dos momentos mais marcantes da Bíblia. Somente um coração transformado por Deus consegue perdoar tamanha traição.
José entendeu que o ocorrido foi usado por Deus para proveito de toda a família dele. O erro havia sido transformado por Deus em oportunidade.
Assim, José tornou-se instrumento da graça para todos os povos da região, não apenas para o seu. Deus é poderoso para mudar situações que eram contra nós em algo favorável.
O perdão é enxergar a misericórdia de Deus e ter a Sua natureza. Não pagar o mal com o mal é divino! José restaurou toda a casa de Israel e sob sua governança tornou-se povo numeroso, conforme Deus havia descrito a Abraão.
Deus usa as situações criadas pelo homem para executar os Seus propósitos. Portanto, confiemos em Deus em todo tempo!
Em Jesus temos a oportunidade de glorificarmos a Deus pela fé! Devemos buscar a face do Senhor a todo momento, derramando sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós! (1 Pedro 5.7)