“Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.”
Gênesis 41:50-52 ARA
https://www.bible.com/1608/gen.41.50-52.ara
A vida de José foi muito difícil quando entregue para ser escravo no Egito. Trabalhou anos como escravo e ainda teve de cuidar dos presos, sem poder ver a luz do dia.
Mas quando foi feito governador do Egito, tudo mudou. Recebeu um anel símbolo do poder, a autoridade sobre todos os oficiais de Faraó e ainda uma esposa que lhe deu dois filhos.
O primeiro filho recebeu o nome Manassés que significava o esquecimento de todas as dores que ele vivenciou, físicas e emocionais. José venceu as agruras e agora estava feliz! Sua sorte mudara.
Assim como uma mulher se esquece das dores de parto depois de haver nascido a criança, assim deve ser com todos os que recebem uma graça depois de terem vivenciado dificuldades.
A vida mostrou a José que não valia a pena viver do passado, carregando as mágoas. Ele aproveitou a oportunidade de ser feliz nas novas condições.
Muitas vezes não entendemos os planos de Deus ou porque Ele permite que coisas ruins, aos nossos olhos, aconteçam conosco. Mas, a verdade é que Ele enxerga todas as coisas e nós não.
A ida de José para o Egito foi proveitosa, ainda que tenha lhe custado muitos anos de vida e a sua juventude. No final, tudo foi restituído e com uma posição favorável a ele e a toda a sua parentela.
O temor a Deus e obediência aos Seus propósitos nos permite viver pelas mãos dEle. Não percamos a esperança, mas tenhamos fé, pois Ele É fiel!
No final, o filho Efraim trouxe o entendimento da prosperidade onde só havia tristeza. Com Deus, daremos a volta por cima!
Recebemos esta esperança através de Jesus! Nele temos as mesmas promessas da graça e da misericórdia de Deus em todo tempo! Esta é a fé que nos sustentará nos tempos de dificuldade e nos trará a recompensa!