“O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.”
João 4:36 ARA
https://www.bible.com/1608/jhn.4.36.ara
Semear é distribuir a semente, enquanto ceifar é colher a planta crescida e madura. Jesus compara as pessoas com plantas, e o amadurecimento com o estar pronto para ouvir o Evangelho.
Assim, uma das oportunidades mais gratificantes é o ceifar para o Reino de Deus, ou seja, ajudar pessoas a receberem a Cristo pela fé!
O semeador é o pregador, o evangelista, aqueles que se desgastam apresentando o Reino para as pessoas.
O ceifeiro são aqueles que discipulam, acompanhando as pessoas em suas trajetórias de vida, aproveitando a evangelização já realizada para mostrar o caminho para Cristo.
Nem um nem outro pode fazer a fé brotar ou crescer no coração de alguém, mas o Espírito Santo. Assim, são cooperadores importantes, mas insuficientes.
Entretanto, o Espírito Santo não faz nada pela força, mas emprega homens e mulheres na tarefa do evangelismo. Nem anjos podem faze-lo, mas a Igreja!
Para o Reino de Deus, todo tempo é tempo de semear e de colher. Basta levantar os olhos e observar quem está à nossa volta. Assim é com cada um de nós para receber, semear ou colher!
Estejamos atentos, pois a seara é grande. Se ainda não recebemos Jesus como Senhor, é hora! Se o recebemos, façamos a obra maravilhosa do Evangelho!
É tempo de semear, colher e ser colhido! Louvado seja o nome do Senhor! A alegria é certa!