A verdadeira alegria está em Deus!

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.
‭‭Habacuque‬ ‭3:17-19‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/hab.3.17-19.ara

Habacuque declarou esta oração que é também uma canção de louvor e adoração a Deus. Ele nos mostra que a verdadeira alegria não está nas circunstâncias passageiras, mas na imutabilidade da grandeza de Deus e seu amor!

Quando colocamos a percepção da nossa alegria nas bençãos recebidas acabamos por atrelar em coisas passageiras e que não dependem apenas de nossas motivações. Não é porque não tirei uma boa nota, ou não fui promovido, ou estou desempregado que a minha vida é ruim.

Aliás, se isto fosse a nossa motivação para servir, acabaríamos por voltar a nos escravizar ao mundo. Paulo e Silas apanharam de chicote porque estavam pregando o evangelho. Estavam tristes por isso? Não! Louvaram dentro da masmorra e um terremoto se fez ali, trazendo a oportunidade de conversão do carcereiro e toda a família dele.

Quando nosso propósito está em Deus e percebemos que Ele já prometeu aos que creem que estaremos com Ele por toda a eternidade, como perder a alegria? Se temos fé então temos alegria em Deus!

Se entendo quem Deus é na minha vida e que sou seu filho, como deixar que as aparências das situações destruam o meu entendimento espiritual?

Não importa a calamidade, seja financeira, de saúde ou de relacionamentos, há cura em Deus, há renovo no Senhor e nada permanecerá assim para sempre. Quando sabemos o nosso propósito passamos por estas circunstâncias como um soldado passa pelo campo de batalha!

Na eternidade não haverá choro, miséria, dor, tristeza ou qualquer outra circunstância ruim. Se sabemos disso, olhemos para a eternidade e vivamos aqui como quem está caminhando para lá, pela fé e não por vista.

No Espírito Santo conseguiremos viver assim, pois só pelo Espírito é que temos esta certeza espiritual. Sem ele, estaremos focando nas coisas da terra e estas vão e vem, estão e não estão, independentemente de como podemos estar com Deus.

Importa caminharmos com o Senhor, voltando para o jardim, sob os cuidados do Pai! Ali era para permanecermos. Ali há a verdadeira alegria com o Senhor!