Quais são as verdadeiras prioridades?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
‭‭Mateus‬ ‭6:31-34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.6.31-34.ara

Muitas interpretações são tiradas deste trecho do evangelho, quando Cristo está ensinando no Sermão do Monte. Importa é entendermos que há prioridades para se viver bem na perspectiva de Deus!

Colocar em primeiro lugar o reino de Deus em nossas vidas é função de amadurecimento espiritual. O gomo Domínio Próprio do Fruto do Espírito (Gálatas 5.23) nos capacita a vivermos assim. Ter domínio próprio, como já discutimos em outros textos, é sabermos priorizar com a visão do espírito e não a da carne. É evitarmos que a urgência da nossa carne (como um superdesejo) assuma o controle da condução da nossa vida ao invés de pelo nosso espírito.

Domínio próprio nos leva a abrir mão de comprarmos algo para nós para podermos ajudar alguém em suas dificuldades financeiras. Isto é priorizar o reino de Deus. Quando agimos assim estamos declarando que Deus está no controle de nossas vidas e a nossa fé já está nos capacitando a não mais nos preocuparmos se vai faltar ou não para nós se dermos para alguém.

Não se preocupar com o amanhã é poder ajudar a outros hoje, sabendo que amanhã Deus proverá. É viver com o que tenho hoje, esperando em Deus a porção de amanhã para cooperar com o reino novamente e novamente.

Priorizar o reino é confiar que tudo vem de Deus e posso acessar todas as coisas do reino também. É saber que somos filhos e que amanhã nosso Pai irá providenciar o necessário para nós. Estamos construindo um reino pela fé e Deus sabe o que precisamos para cada dia.

Assim, precisamos tomar a decisão de priorizarmos o reino. Isto significa que Deus está em primeiro, antes da família, do trabalho ou de qualquer outra coisa, inclusive de nossas próprias vidas. Priorizar o reino é não deixar para depois as coisas de Deus em detrimento do trabalho ou da família.

Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.
‭‭Marcos‬ ‭10:29-31‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.10.29-31.ara

A verdade é que quando priorizamos para nós temos apenas para nós, mas quando priorizamos o reino, alcançamos para nós e muitos outros! Seremos muito mais felizes, teremos acesso a muitas outras famílias e oportunidades em Deus porque não vivo mais em função de mim, mas do reino.

E o reino é muito maior do que eu e minha família e meu trabalho! Portanto, Jesus nos ensina a enxergar mais longe, em sermos estratégicos e não operacionais, em alcançarmos a visão empreendedora para que muitos sejam beneficiados através de nós. E tudo começa pela fé de que Deus está cuidando!

Essa abertura de mente faz com que muitos que chegaram depois na fé se achem na frente de quem já estava percorrendo o caminho em Deus em termos de desempenho espiritual. A fé é a aceleração do amadurecimento no Espírito. Um pouco de fé gera velocidade maior. Muita fé em Cristo, alcançaremos rapidamente o sobrenatural de Deus!