Já está posto o machado à raiz!

Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.”
‭‭Mateus‬ ‭3:7-10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.3.7-10.ara

João Batista veio apontar a necessidade do salvador. Como ser uma boa árvore e dar bom fruto? Nós que nascemos em um mundo que tende a nos testar e querer sempre mais e garantir a nossa permanência nele fazendo de tudo ao nosso alcance, para nós mesmos, pelo egoísmo. Como mudar nossa maneira de ser forjada a partir de tantas situações que nos fazem buscar nossa auto-proteção, maximização da satisfação pessoal e longevidade?

Nunca foi diferente desde que Adão e Eva foram expulsos do Paraíso. Tinham a proteção de Deus, mas agora precisavam fazer muito mais que antes e não conseguiam ter o mesmo que tinham no Éden. A Terra lhes dava tudo antes, mas agora tinham de ara-la para poderem comer. Com o tempo tivemos que dividir com grupos que queriam tomar à força o que tinha sido semeado e plantado e as guerras começaram. Precisávamos nos proteger dos outros para permanecermos vivos. Que tal atacar primeiro?

Nos tempos de Jesus os Romanos tomavam conta da região e os Judeus queriam sua libertação através de um messias poderoso em batalhas, mas não conseguiram enxergar que Jesus era o messias prometido, pois seu reino é espiritual. Não podemos deixar de fazer o que fazemos se não deixarmos de pensar como pensamos. A permanência no raciocínio de que ganho mais sozinho e que tudo se resume a este mundo não poderá trazer o amor ao próximo e nem a fé em Deus.

Jesus prometeu vida espiritual eterna e abundante e não uma vida terrestre abundante. Nem todos que possuem fé em Deus conseguem ter vidas regaladas, pois acabamos por compartilhar mais e reter menos. Pela fé não ficaremos com tudo porque não recebemos apenas para nós, mas para podermos repartir com quem precisa agora. Como acreditamos em algo muito melhor depois as recompensas não estão aqui e nem a felicidade plena. Sem Deus não há alegria, amor ou paz, apenas nossa perspectiva de um mundo difícil e que não tem como nos dar tudo o que queremos dele.

João Batista nos lembra que há sim um arrependimento de nossas atitudes para podermos enxergar o messias prometido nas escrituras e que se o seguirmos seremos abundantes em frutos de boa qualidade. Cristo em nós é a seiva que nos capacita à boa produção, que nos traz o desejo de amar por amar, de olhar o mundo como a criação divina que merece ser cuidada e aperfeiçoada por nossa boa vontade, que as pessoas só precisam de amor para se tornarem prósperas e que podemos sim ter um mundo melhor ao nosso redor.

João Batista nos ensinou que precisamos ser bem intencionados para com o mundo, pois assim teremos um vigor renovado para transforma-lo. Que precisamos nos esforçar para permanecermos frutíferos, mas que o melhor está em Cristo!

Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
‭‭Mateus‬ ‭3:11-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.3.11-12.ara

O batismo de João é para arrependimento, mas o de Cristo é para transformação de caráter e motivação. Não há transformação finalizada sem aplicação da intenção. Sem atos de justiça não mostraremos nossa fé e não glorificaremos a Deus. Somos chamados para as boas obras, e estas são produzidas por corações transformados no Espírito Santo. Que possamos produzir muito fruto e sejamos fervorosos e amorosos para a glória de Deus! Sem frutos, para que permanecermos? Só ocuparemos espaço e estaremos consumindo sem retorno. Viraremos material para ser queimados!

Que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas e possamos ser transformados, em nome de Jesus!