Cristo é o maior pregador de todos os tempos!

Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
‭‭Mateus‬ ‭7:28-29‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.7.28-29.ara

É fácil saber quando alguém entende ou não de um assunto durante a sua explicação. A naturalidade com que fala, as ideias bem estabelecidas e nossa facilidade em entender o que foi dito mostra a capacidade de síntese e transmissão de quem ensina um assunto. Quando não conhecemos é difícil explicar e até mesmo de fazer entender-se.

Jesus explicou sobre o reino de Deus de tantas maneiras que as pessoas se maravilhavam com ele. Usou de várias parábolas (ainda que o significado não fosse transparente para alguns propositalmente) entendia-se a comparação com as coisas do dia-a-dia, estabelecendo uma base para discussão. Falar do espiritual para pessoas carnais demandou um repertório notável do Senhor.

Jesus, sendo Deus e criador de todas as coisas sabe muito bem como falar de si mesmo e explicar as coisas que construiu. Os profetas foram inspirados por Deus e, portanto, souberam o que Cristo quis que soubessem e falaram dele mesmo. Não foi à toa que Jesus confirmou todos os profetas e livros da Lei. Jesus declarou que veio cumprir o que dele estava declarado e toda a Lei seria espiritualmente embutida no coração daqueles que cressem na sua pessoa.

Jesus é o cumprimento da própria palavra verbalizada nas escrituras. Por isso foi chamado de Verbo pelo apóstolo João! E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1.14a). Sua glória foi vista e agora é conhecida de todos que creem nele! Em Cristo temos a explanação da criação, queda e redenção da humanidade, também a direção, libertação e santificação. Nele reside toda a sabedoria e a paz que nos levam à adoração. Em Cristo temos o alimento e a bebida eternas que nunca mais permitirá termos fome ou sede.

Nele há justiça e poder, residem todas as misericórdias e tudo o que de bom possa existir. Ele também é nosso advogado e viveu uma vida humana para se tornar o primeiro dos filhos ao invés de ser o único Filho! Jesus sabe todas as coisas e, por isso, maravilha a todos que o ouvem até nos dias de hoje. Não há como não ser capturado por sua mensagem de amor e arrependimento de pecados, pois veio para salvar a nós pecadores através do seu próprio sacrifício!

Jesus tem toda autoridade para falar o que falou e estabelecer em nós o reino de Deus. Quem mais pode fazer isto por nós? os grandes pregadores falam do que vivem e conhecem. Portanto, não há maior pregador do que Cristo, pois conhece tudo e viveu plenamente a mensagem que deixou para nós! Ele é o mestre e se quisermos segui-lo iremos beber e comer de sua fonte inesgotável, vindo de sua própria pessoa!