Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Hebreus 11:1 ARA
https://bible.com/bible/1608/heb.11.1.ARA
Já comentamos várias vezes a respeito da fé, em como é a responsável pela nossa atitude diária diante das circunstâncias, mas acredito que não tenhamos discutido exaustivamente a respeito de sua origem. Paulo nos explica em Romanos:
E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17 ARA
https://bible.com/bible/1608/rom.10.17.ARA
Há um Deus que desconhecemos até que somos tocados por sua existência. Há um Senhor que nos ensina a respeito do nosso estado de afastamento de Deus e suas consequências. Somos alcançados pelo entendimento da justiça e da graça de Deus mediante os ensinos de Cristo que confirmou a lei e os profetas. Jesus nos mostrou nossa incapacidade em cumprir a lei pelo nosso esforço e caíram as escamas da nossa arrogância quando entendemos a nossa dependência da graça de Deus para a nossa salvação.
Fomos expostos ao conhecimento do Altíssimo e do seu poder, da sua misericórdia e infinito amor. A fidelidade de Deus, então, nos diversos sinais e milagres, nos provocou a certeza das coisas a serem esperadas, coisas que ainda não vimos acontecer mas que agora sabemos que acontecerão. A fé é provida e não é proveniente de nós, mas daquele que é fiel para cumprir com a sua palavra!
Por que confio em alguém? Pois adquiri confiança depois que ela mostrou ser confiável. A fé é produzida pela atitude de quem é fiel. Muitas vezes estamos declarando que somos fervorosos porque acreditamos em Deus. Isto é vaidade e trazer para nós o poder da fé, enquanto cremos em Deus porque Ele cumpre fielmente as suas promessas! Ou seja, estamos dizendo que a fé é uma obra nossa enquanto ela é obra de Deus em nossas vidas, construída por ouvirmos a pregação do evangelho de Cristo! Quando desconfio do poder de Deus não tenho fé, mas quando confio a tenho!
Nossa fé está apoiada no conhecimento de Deus. Jesus reclamava com seus discípulos porque tinham pouca fé. Eles mesmos pediram para que tivessem a fé acrescentada! É o mesmo que dizermos a Deus que se mostre ainda mais a nós! Cada nova experiência nos acrescenta fé, pois passamos a confiar ainda mais. No entanto o Senhor chama de bem-aventurados os que não viram e creram, pois não se apoiaram por visão, mas pelo entendimento de Deus!
Sem entendermos quem Deus É dificilmente teremos fé. Importa conhecermos o evangelho e entendermos Cristo, sua importância para a nossa salvação e para nossa transformação. Os discípulos andavam com ele e se assustavam com os milagres e poder sobre os elementos. Não entenderam que iria ressuscitar dos mortos e nem acreditaram quando lhes contaram a respeito. Hoje temos acesso a tudo o que aconteceu e acontecerá. Se confiarmos nestas palavras então a fé virá em nossos corações, pois quem prometeu é fiel e cumpriu todas as suas promessas!
Esta é a fé que não está baseada na minha capacidade de confiar, mas na aceitação da capacidade de executar de quem prometeu! Parece ser a mesma coisa, mas não é. Enquanto coloco o esforço em mim tenho dúvidas se vale a pena a decepção, mas quando o esforço é de quem prometeu, a conta será paga por Ele! E Deus não é homem para mentir!!!! Ouçamos o evangelho e confiemos nas promessas de Deus! A principal é recebermos a salvação pela justificação advinda do sacrifício de Cristo por nós pecadores. As demais serão críveis com maior facilidade, pois o Espírito Santo se encarregará de nos mostrá-las em cada momento de necessidade em nossas vidas!
Ano 2#244