Ciência de Dados também é bíblico, mas Deus dá a última palavra!

Dos filhos de Rúben, o primogênito de Israel, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, contados nominalmente, cabeça por cabeça, todos os homens de vinte anos para cima, todos os capazes de sair à guerra, foram contados deles, da tribo de Rúben, quarenta e seis mil e quinhentos.
Números 1:20‭-‬21 ARA
https://bible.com/bible/1608/num.1.20-21.ARA

Não queremos dizer que o ensino da ciência de Dados está na Bíblia, mas sua aplicação está. Censos são uma forma de se obter dados populacionais e esta ferramenta foi usada diversas vezes na história contada pela Bíblia. Deus determinou alguns censos e proibiu o seu uso quando reis quisessem saber o seu próprio poderio.

A questão fundamental é que o poder de Deus não é regido por números como podemos achar! Não importa que poderio uma nação possua, basta um terremoto de grandes proporções e tudo será perdido. Se nos garantirmos pelo que temos ou somos em nossos próprios olhos, então estaremos vivendo por nossa força e não pela do Senhor!

No entanto, nas coisas práticas o conhecimento trazido pela coleta de dados nos ajudará a tomar decisões certas:

Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.
Lucas 14:31‭-‬32 ARA
https://bible.com/bible/1608/luk.14.31-32.ARA

Nesta passagem Jesus ensina que é comum se fazer ciência de dados para tomada de decisões importantes, inclusive para decidirmos viver segundo a vontade de Deus! O certo é que se os números forem contra nós ainda há o poder de Deus para reverter as coisas, mas não serve para circunstâncias onde a nossa vaidade esteja nos guiando para longe de Deus. Nestas coisas o Pai não tem interesse em muda-las para que saíamos perdendo no final.

Podemos pedir e clamar para que situações desvantajosas sejam alteradas em nosso favor, mas vejamos o que pedimos. Há os Mandamentos de Deus e estes não devem ser quebrados para nossos interesses pessoais. Importa vivermos na Nova Aliança onde o amor prevalece. Se tivermos de perder para que vidas sejam edificadas, que assim seja. Perder é uma ilusão deste mundo, assim como o ganhar também.

Jesus Cristo nos ensina que o dinheiro ajuda, mas também arruína quem o ama. Que podemos ter muito, se este não for o nosso tesouro maior. Se Deus é a nossa prioridade então as informações obtidas estão ao nosso favor, ainda que pareçam dizer o contrário! Assim estaremos vivendo pela fé e ouvindo de Deus quando trabalhar com esta informação ou quando ignora-la!

Então, saiu o Anjo do Senhor e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.
Isaías 37:36 ARA
https://bible.com/bible/1608/isa.37.36.ARA

O Anjo do Senhor destruiu um exército muito superior ao que se defendia. Assim podemos confiar em Deus! Portanto, usar a ciência adquirida pelas informações coletadas nos ajudam nas tarefas cotidianas e aplicações em geral, mas a última palavra sempre será do Senhor que nos assiste e abençoa quando estamos em Sua aliança!

Ano 2#265