Deus age nas circunstâncias diárias. Estejamos atentos!

Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Lucas 2:1‭-‬2‭, ‬4‭-‬5 ARA
https://bible.com/bible/1608/luk.2.1-5.ARA

Como conseguimos um emprego ou abrir nosso próprio negócio? Quando as condições do lugar onde vivemos criam estas oportunidades. Quem gera tais condições? O contexto sócio-econômico baseado nas políticas adotadas pelos sistemas de governo humano. Ou seja, estamos suscetíveis aos governos e autoridades para que as nossas vidas sejam facilitadas ou dificultadas.

Jesus nasceu em Belém porque sua mãe foi para lá para recencear-se. Motivo gerado pelo governador da época, não pela vontade dela. Poderia ter ido para lá por orientação divina como ocorreu tanto para os magos como na própria ida da família para o Egito e depois do Egito para a Galiléia. Mas Deus permitiu que este nascimento ocorresse ali devido ao interesse político da época, gerando a questão da aglomeração na cidade a ponto de não ter lugar nas hospedarias para uma mulher em seus últimos dias de gravidez.

Jesus nasceu em lugar humilde, tendo deixado sua glória junto do Pai, para nos dar a vida que não merecíamos através de seu sacrifício. Veio de maneira singela e viveu desta forma por todo o tempo. Fomos gerados por sua vontade e somos salvos por sua obra redentora na cruz do Calvário. Sua vinda, sem grandes festividades, foi como a sua morte. Mas hoje, milhões de pessoas se alegram pelas boas novas trazidos a nós através do próprio Senhor!

O Natal nos traz a lembrança de que Deus nos proporciona a saída para os nossos pecados. Nos amou ao nos dar nova oportunidade de arrependimento através da vida, morte e ressurreição de Jesus, o Cristo! O nascimento virginal aponta para a vinda do salvador, o Servo que nos ensina a vivermos como ele viveu. Seu ministério é o de trazer vida eterna ao crermos nele. Somos religados ao Pai através do Filho.

Deus usa as circunstâncias geradas por nós homens para que seus propósitos venham a acontecer. Por isso devemos orar pelas autoridades, para que tenhamos vida melhor e mais oportunidades. O cumprimento da profecia do local de nascimento do Messias ocorreu por obediência. Assim será em nossas vidas para as promessas de bençãos e por desobediência para as profecias de maldição. O mesmo Deus de amor é justiça e Cristo é Senhor, salvador e redentor, até que volte como juiz de todas as nações!

Ouçamos a voz de Cristo e sejamos seus discípulos. Muitas situações a nossa volta estão ocorrendo como resultado dos propósitos de Deus para nós. Estejamos atentos ao que o Espírito Santo está fazendo nos corações dos homens e também no nosso! Neste Natal, sejamos úteis ao propósito de Deus e ajudemos a quem precisa. Sejamos os instrumentos de amor de Deus, não só agora, mas em todo tempo. Que possamos ser instrumento útil na mão do Senhor, servindo como pedras na edificação do reino de Deus!

Ano 2#294