Isolamento espiritual não aperfeiçoa!

O ferro se afia com ferro, e uma pessoa, pela presença do seu próximo.
Provérbios 27:17 NAA
https://bible.com/bible/1840/pro.27.17.NAA

Ser cristão vivendo isolado do mundo é não ter oportunidade de expor-se nas situações do dia-a-dia. É dizer que se é campeão sem entrar no ringue, é declarar-se forte sem fazer força. Muitos se isolam por acharem que assim estão se santificando, mas a verdade é que estão apenas preocupados em não pecar. É mais fácil dizer que somos puros vivendo isolados do que no meio das situações cotidianas onde teremos de resistir às tentações.

Ser um peregrino é diferente de ser um heremita. Peregrinos vivem no meio das pessoas sem pertencer ao lugar, enquanto heremitas vivem longe das pessoas procurando o lugar onde se esconder melhor. A verdade é que o evangelho é viver para Cristo evidenciando o reino. É ser embaixador da graça de Deus para os povos.

Portanto, ser cristão é viver no mundo sem pertencer a ele, é aprendendo a não pecar tendo a oportunidade de faze-lo, perdoando e sendo perdoado pelos erros cometidos. Cristão aprende a amar quem se torna seu inimigo, aprende a ser humilde e reconhecer seu erro quando peca contra alguém e é este processo que traz o verdadeiro crescimento em santidade.

Cristo é o maior exemplo por ter permanecido sem pecado em nosso meio. É o nosso padrão de conduta a ser alcançado. Viveu entre nós para evidenciar o Pai e sofreu nas mãos de quem deveria tê-lo amado. Foi rejeitado pelos seus, mas decidiu obedecer até a morte de cruz.

Faz parte da vida cristã vivermos em comunidade. Assistir cultos pela internet e ouvir sermões online sem participar do corpo de Cristo não é a melhor forma de sermos discípulos do mestre. Pode ser necessário em tempos de pandemia, mas não é o meio pelo qual devemos passar a viver. Que seja o menor tempo possível e voltemos à viver em comunhão com a igreja e com o nosso próximo.

É justamente nos momentos difíceis onde daremos o testemunho de fé, da graça e do amor. É assim que podemos ser sal e luz para o mundo. Sal guardado em vidro não serve para nada além de absorver água e estragar. Lâmpada acesa dentro de gaveta fechada não serve para ninguém enxergar o conteúdo.

Sem convivermos com as pessoas não aperfeiçoaremos e nem seremos aperfeiçoados. É na dificuldade gerada pelos relacionamentos que a verdadeira santidade é desenvolvida e daremos o verdadeiro testemunho de Cristo Jesus para o mundo!

Ano 2#357