#3_114 Marcos 11:25

E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
Marcos 11:25 ARA
https://bible.com/bible/1608/mrk.11.25.ARA

Sim, é difícil, mas necessário. Assim é no Reino, recebemos perdão e, por isso, aprendemos a perdoar. Quem não perdoa não receberá perdão. E como somos pecadores, como adentrar na presença de Deus se não houver perdão para os nossos pecados?

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Mateus 5:7 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.5.7.ARA

Misericórdia é não pagar o mal com mal, mas com o bem. É justamente perdoar primeiro e parar com a maquinação em como dar o troco. Temos um Deus que a todos julga e dá segundo nosso proceder para com os outros.

Salvação é dom de Deus, pela fé. Quem a recebe é transformado interiormente e passa a viver segundo os preceitos divinos. Quem é alcançado também é perdoado e deve sempre se lembrar que não merecia tal benefício. Como cobrar de alguém diferente do que recebemos?

Obviamente há danos mais fáceis de serem perdoados que outros. Mas assim como há pecados que geram um mal maior para muitos e outros menores para poucos, todo pecado precisa de perdão. Precisamos aprender a perdoar.

Perdão passa por abrirmos mão de executarmos a nossa justiça própria e entregá-la nas mãos de Deus. Quando não perdoamos podemos até gerar males maiores do que os que nos foram feitos. Misericórdia é, sobretudo, não desejar se assemelhar com o que pratica a iniquidade. E isto agrada a Deus!

O primeiro passo do perdão é olharmos para nós e vermos quão abençoados somos pelo perdão que recebemos ao longo da vida. É permitir que outros o recebam de nós. É desistir de executar nossa sentença e libertar nossos corações e mentes da ofensa recebida. É viver sem olhar para o que aconteceu, na esperança de dias onde nada disto ocorrerá novamente porque o Senhor assim prometeu.

Precisamos perdoar, é urgente. Façamos a lista e comecemos agora mesmo. Não nos enganemos, temos situações que ainda nos prendem ao passado e é hora de seguirmos em frente. Não conseguiremos sem também recebermos perdão do Senhor!