Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou.
Colossenses 3:9-10 NAA
https://bible.com/bible/1840/col.3.9-10.NAA
A mentira destrói a confiança mútua. Constrói uma realidade diferente da verdade e não se sustenta por muito tempo. E quando aparece, evidencia o coração e a mente de quem produziu as inverdades. Muitas vezes a mentira surge para a “proteção” do ouvinte, mas na maioria das vezes é para que o contador não seja desmascarado imediatamente de suas faltas.
Só há mentiras onde se deseja esconder a verdade. Por isso precisamos usar a Bíblia como referência. Ela não esconde nada de nós, mas pelo contrário. Nos revela o pecado, como ele ocorre, suas derivações, consequências e como a nossa natureza nos leva à mentira. No primeiro pecado ela já se manifestou com a intriga usada pela serpente, sugerindo o erro e colhendo a maldição.
A Bíblia também fala do que irá acontecer sem poupar o leitor. Antes entrar no céu que no inferno. Proteger a quem quando não contamos a verdade? Hoje estamos vivendo a guerra do Fake News em que os protagonistas desejam empurrar suas versões sem observar o mal que estão realizando ao tentar de todas as formas mudar o conceito que temos dos fatos e das pessoas. Estamos perdendo a noção de quem está certo e o que está realmente ocorrendo.
Não bastasse isto agora está se tornando comum o proibir de se questionar a serpente, ao invés de aceitar e cair na sua armadilha. Que não caiamos no mesmo erro de acreditar em tudo o que se diz sem procurar a fonte da verdade. A Bíblia é esta fonte que nos ajuda a vivermos da maneira certa e não sermos tropeço para os outros e nem incautos em nossas vidas.
A mentira está à nossa volta, para vergonha da humanidade. Bom é poder viver onde temos a liberdade de assumirmos os nossos erros, custe-nos o que custar, e podermos falar e ouvir a verdade. E isto só pode acontecer se tivermos uma nova vida sem pecados continuados. Sem o Evangelho será impossível!
Quem a nossa volta suportaria se falássemos que vivemos adulterando, ou roubando, ou violentando, ou pensando mal, ou falando mal dos que nos cercam? Se não tivermos um novo nascimento a mentira irá prevalecer porque será “melhor para todos” ninguém saber, não é mesmo?!
Assim, se não buscarmos viver pelo Espírito Santo nossas vidas continuarão livros fechados, usaremos de mentiras e continuaremos a pecar contra Deus e o próximo. Paremos realmente este ciclo e busquemos a face de Deus. Assim poderemos iniciar o processo de santificação e o Espírito irá operar em nós a limpeza tão necessária.
É possível viver assim, pois a Bíblia nos chama a fazê-lo. Se não fosse possível ela nos diria. Cristo veio para nos capacitar na liberdade de não pecarmos. Ele é fiel e verdadeiro e nos conduzirá à perfeição e para longe da mentira e todos os pecados associados. Desta forma estaremos nos tornando a imagem daquele que nos chama à vida eterna!