Quanto a você, Daniel, encerre as palavras e sele o livro, até o tempo do fim. Muitos correrão de um lado para outro, e o saber se multiplicará.
Daniel 12:4 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/dan.12.4.NAA
Sim, estamos sempre seguindo para o fim sem sabermos quando será, mas com a óbvia certeza de que cada dia nos aproximamos mais do momento da volta de Cristo. Guerras e rumores de guerras, terremotos, pandemias e cataclismas gerando nuvens tóxicas que matam peixes e tornam o solo venenoso. Embora o Apocalipse de João aponte para estas coisas, o Apocalipse de Daniel nos acrescenta o multiplicar do saber e o ir e vir das pessoas.
As viagens mais longas hoje são comuns e se tornarão ainda mais com as aeronaves com hiperpropulsão. As inteligências artificiais generativas, tipo Chat-GPT e outras estão capacitando pessoas comuns a entrarem em novas áreas do conhecimento sendo assistidas pelo computador que se torna seu tutor. Embora incrivelmente útil ainda carrega em si o mesmo risco do tutor humano, pois foi ensinada pelo conhecimento comum do mundo, com todo tipo de tendência e sem a garantia da fidedignidade nos seus resultados.
Nada diferente do que devemos cuidar dentro da própria Igreja de Cristo. Temos sido alimentados pelo Youtube, Instagram, Twitter, TicToc e tantos outros meios que nos deságuam uma torrente de conhecimentos que precisam ser classificados como corretos ou duvidosos. Assim é o uso destas inteligências generativas. Se não confirmarmos o conteúdo podemos estar seguindo o caminho errado.
Será que estamos cuidando do que estamos aprendendo ou somos apenas expectadores e repetidores do que vemos e ouvimos? Entendemos o evangelho que está sendo pregado ou é um mero conhecimento proveniente da cultura a que pertenço? Sobre o que e quem estão pregando? Cristo é, para a Inteligência Artificial um personagem de livros e crendice popular, mas para o crente a nossa esperança, nossa fé e propósito por toda a eternidade.
Cuidemos de como comportamentos aprendidos estão sendo repassados sem o entendimento dos fundamentos. O conhecimento se multiplica rapidamente, mas a sabedoria não e nem a fé. Estas importam mais que aquelas, pois são as que verdadeiramente transformam o coração do homem.
Não é tempo de festejarmos a tecnologia, mas não deixemos de usá-la à favor da humanidade. Certamente Satanás estará usando contra, para continuar a colocar uma nuvem de ignorância sobre os que não enxergam a graça e o poder de Deus em Cristo Jesus!