Porque o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso Rei; ele nos salvará.
Isaías 33:22 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/isa.33.22.ARA
Sim, o Senhor é nosso juiz, legislador e Rei! Na democracia temos os três poderes sendo exercidos de forma independente, para que um não domine sobre o outro. Na Trindade não há problemas com isto, pois Deus exerce os três poderes de maneira interdependente e não há engano, erro ou usurpação!
Deus criou as leis (legislador) que nos apontam o certo e o errado. Antes de conhecê-las éramos capazes de vivenciá-las porque o próprio Senhor caminhava com o homem. Ainda assim criou um única regra, a de não comermos do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mau para que não morêssemos. Ao desobedecermos a setença nos foi dada por Deus que também a executou nos tirando do jardim, amaldiçoando a terra e promovendo um plano para resgate através do descendente que haveria de vir.
Executando o plano, Cristo veio e cumpriu a pena no lugar de todos os que virão a usufruir da nova aliança, do novo pacto estabelecido no sangue do Cordeiro. A lei do amor foi regulamentada pela graça já no jardim, executada na cruz e será julgada no Dia do Juízo. Deus não encarcerará os que já estão salvos em Cristo, mas enviará ao Inferno os que não o receberam por salvador.
A sentença está de pé, o pecado no Éden está sobre todos os seres humanos enquanto estão fora do aprisco de Cristo. A execução da salvação está em curso e o julgamento não tarda. Os três poderes exercidos não erram, não se atrapalham e cooperam para a santidade daqueles que precisam da salvação promulgada por Deus. Assim será na eternidade. O Senhor é a nossa salvação e não haverá injustiça em nosso meio!