#4_169 Pratiquemos o Evangelho!

Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem-construída.
Lucas 6:47‭-‬48 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/luk.6.47-48.NAA

Sigamos com o discurso em defesa do Evangelho! Cristo declarou a respeito de dois grupos. O dos que ouvem e praticam o Evangelho (quem constroe a casa sobre a rocha) e os que ouvem e não praticam o Evangelho, aqueles que não estão em aliança com Jesus, não obedecem às palavras do mestre (constroem suas casas sobre a areia).

Não é difícil de entender porque as duas casas se comportam de maneira diferente quando vem a tempestade. Casas sobre um forte alicerce não são derrubadas. Quem não pratica o Evangelho está praticando outros atos que não produzem vida, ou não criam bases fortes para a eternidade, porque fogem ao gabarito de Cristo: amor, misericórdia, perdão, graça, humildade e tantos outros elementos.

Cristo é a pedra angular que sustenta a igreja. Onde se construir sem que ele seja o sustentador da estrutura esta construção não sobreviverá. Famílias onde Jesus não é Senhor terão problemas, ainda que seus membros visitem ou se digam participantes do corpo de Cristo. Ouvir e não praticar as leis divinas é pior que não ouví-las, pois teríamos alguma desculpa.

Insubmissão, desobediência e rebeldia são fruto de acharmos que Jesus não é Senhor, não é Deus e seu sacrifício não foi suficiente para nos salvar. E, se assim não for, então por que não o obedeceríamos? Por que contrariar quem ofereceu sacrifício em nosso lugar e nos redimiu? Ingratidão é outra possibilidade, mas apenas indica que o coração não foi transformado.

— Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor!”, e não fazem o que eu mando?
Lucas 6:46 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/luk.6.46.NAA

Há quem apenas repete a palavra Senhor sem entendimento. Senhor manda e temos de obedecer. Não é uma opção, é condição. Não se submeter a Cristo pelo Evangelho é ignorá-lo na execução do serviço. É permanecer fora da aliança, pois fomos salvos em Cristo para as boas obras, para construirmos sobre a rocha. Não nos enganemos, pois só quem entende o senhorio de Cristo é quem recebeu verdadeiramente o Espírito Santo.

Por isso, quero que entendam que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: “Anátema, Jesus!” Por outro lado, ninguém pode dizer: “Senhor Jesus!”, senão pelo Espírito Santo.
1Coríntios 12:3 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/1co.12.3.NAA

Falar pelo Espírito Santo é estar construindo sobre a rocha, não viverá de qualquer forma, mas santificando-se em Jesus, praticando o Evangelho. Sejamos ouvintes atentos e praticantes dedicados. Assim daremos bom testemunho do Evangelho que nos foi dado a um alto preço, no sangue de Cristo!