Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e gritaram: — Jesus, Mestre, tenha compaixão de nós! Ao vê-los, Jesus disse: — Vão e apresentem-se aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que estava curado, voltou dando glória a Deus em alta voz
Lucas 17:12-15 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/luk.17.12-15.NAA
Este texto é muito rico e vamos destacar apenas dois aspectos. O primeiro é que toda necessidade podemos trazer a Cristo. Não há nada que ele não possa realizar. Ele tem compaixão de nós e nos dará o que nos é necessário. Em sua sabedoria podemos não ser curados diretamente por medicina ou oração, mas nunca sairemos de mãos vazias ao nos aproximarmos de Jesus.
Mas nossa tendência é esta, de nos aproximarmos para pedir quando temos tanto a agradecer. Parece que nos sentimos leprosos por toda a vida, mesmo já estando curados da lepra do pecado. E este é o segundo ponto a destacar do texto. Já temos mais a agradecer do que seguirmos em frente para apresentar às pessoas a graça recebida. Cristo está conosco e sabe o que precisamos. Nesta de só pedirmos perdemos a melhor parte, a de agradecermos porque já recebemos!
Estamos caminhando salvos por Cristo e continuamos na atitude de ir em frente ao invés de nós curarmos agradecidos pela graça alcançada. Durante o caminho estaremos cansados, chateados com mortes de entes queridos, outras doenças e tantas coisas, deixando de agradecer por cada benção recebida. Parece que só enxergamos o meio copo vazio ao invés de agradecermos o meio copo cheio por não entendermos que entramos nesta vida apenas como copo, nada trouxemos e nada levaremos.
O que Deus depositar em nossas vidas é motivo para grande regozijo, mesmo que homens e circunstâncias tentem roubar de nós o bom depósito! Que possamos nos alegrar com Cristo que nos encontrou e abençoou poderosamente, por sua misericórdia, depositando o bem mais precioso, o Espírito Santo! Isto é motivo suficiente para agradecermos por toda a vida, mesmo que não venhamos a receber mais nada!
Só a presença de Deus pode trazer alegria, as demais coisas são circunstanciais e podemos ter agora e não mais depois. Paremos agora e nos voltemos para Cristo, agradecendo pela salvação maravilhosa que somente ele poderia ter dado a nós!