Ele orou ao Senhor e disse: — Ah! Senhor! Não foi isso que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que tu és Deus bondoso e compassivo, tardio em irar-se e grande em misericórdia, e que mudas de ideia quanto ao mal que anunciaste. Jonas 4:2 NAA
https://bible.com/bible/1840/jon.4.2.NAA
Por que desejamos o mal para quem nos faz mal? Será que somos tão diferentes deles? Mas como não se irar contra aqueles que transgridem leis e maltratam, matam, roubam e violentam? Irar é uma coisa, pecar é outra.
Devemos odiar o mal e desejar que todo coração se arrependa de seus pecados. Devemos viver em santidade e praticar o bem, mesmo para com os maus. A questão é que podemos desviar a graça de Deus daqueles que odiamos pelo mal que praticam e isto não devemos fazer.
Pagar o mal com o bem é um chamamento de Deus para nós. Sim, exige tudo de nossa fé. É contrário a tudo o que pensamos e desejamos. Há diferença entre querer justiça e executá-la pelos nossos parâmetros. Deus já estabeleceu a sua justiça e é o juiz.
Podemos executar a sua vontade na terra e esta é primeiro derramar de sua graça. Isto é misericórdia quando quem pratica o mal não recebe o mal de volta. Precisamos fazer a vontade de Deus. Muitas vezes seremos como Jonas e faremos por obrigação e não por vontade própria. Mas, no final importa obedecermos.
Que o Senhor execute a sua justiça e que possamos participar de sua graça. É melhor do que também sermos impedidos de receber a misericórdia que um dia precisamos porque também éramos maus e pecadores!