#5_038 Que tipo de alegria desejamos?

‭‭Eu disse a mim mesmo: “Vamos! Prove a alegria; procure ser feliz.” Mas também isso era vaidade. Eclesiastes‬ ‭2:1‬ ‭NAA‬‬

https://bible.com/bible/1840/ecc.2.1.NAA

Alegria é um sentimento pessoal. Quando o foco é apenas sentir alegria por algo que conquistamos e não compartilhamos torna-se orgulho, fruto de vaidade. Se vamos compartilhar algo conquistado com outras pessoas caracteriza-se felicidade, gratidão, comunhão, algo mais nobre e de maior impacto.

Penso que o autor, o sábio rei Salomão vivenciou ambas as situações e declarou ser melhor a segunda do que a primeira, posto que a primeira nos afasta das pessoas enquanto a segunda nos aproxima. Também, porque a segunda nos aproximará de quem quer o nosso bem enquanto a primeira trará para perto de nós quem deseja nos superar com maior orgulho.

A verdadeira felicidade é alcançada ao participarmos de uma alegria comum e duradoura, quando uma coletividade trabalha para alegrar o coração uns dos outros. Não há nada mais duradouro do que batalharmos pelas conquistas comuns e alcançá-las, produzindo uma satisfação onde todos podem se orgulhar uns dos outros, onde somos gratos por cada trabalho realizado para o esforço comum.

Nações se fortalecem assim, comunidades, igrejas e, principalmente, o Reino de Deus que não existem para nós mesmos, mas para que muitos vivam a graça de Deus trazida por Cristo e sustentada por ele através de seus discípulos. Somos verdadeiramente felizes quando somos parte da solução para a vida de muitos. Nosso propósito de sermos instrumentos de Deus na vida das pessoas.