Como eles insistiam na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: — Quem de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela. E, inclinando-se novamente, continuou a escrever no chão. Mas eles, ouvindo essa resposta, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher em pé diante dele. João 8:7-9 NAA
https://bible.com/bible/1840/jhn.8.7.NAA
Como podemos condenar alguém se nós mesmos temos pecado? Vivemos em uma sociedade injusta, hipócrita e pecadora. Muitos reclamam dos políticos, mas não vivem licitamente tal como eles não vivem e nem cobram justiça como eles deveriam e não fazem (há exceções). Isso porque o pecado habita em nós até que sejamos libertos por Cristo.
O que Jesus faz é nos encontrar e libertar do jugo do pecado. Tira de nós as correntes de escravidão e nos apresenta um novo caminho, uma nova vida, com o auxílio do Espírito Santo. Assim, nos tornamos pecadores arrependidos, cientes de que sem Jesus não seríamos capazes de fugir do pecado.
Como nova justiça de Deus não mais condenamos quem sabemos não ser capaz como nós não fomos. Se ao reconhecer nossos pecados fugimos de fazer justiça, se nos tornarmos justificados tampouco nos interessa destruir pecadores! Buscamos a salvação deles para que estejam salvos como fomos pelo Senhor!
Não atiraremos a pedra se reconhecemos que somos pecadores sem salvação se não fosse pelas misericórdias de Deus. Arremessa a pedra contra o próximo os que negam ser pecadores, os que não enxergam seus pecados. Mas Jesus revela todos! Sua luz discerne diante de nós aquilo que temos praticado.
Assim, buscamos justiça sem destruir vidas, mas mostrando o caminho como o mestre, apontando para o Senhor. Não podemos nos calar pois o Evangelho é a solução para um mundo caído. É constrangimento para o pecador receber misericórdia quando sabe que merece castigo. O amor de Deus sara e transforma. Sua justiça virá no tempo certo e ele aniquilará quem não estiver justificado por Jesus!