“E, estando Pilatos sentado no tribunal, a mulher dele mandou dizer-lhe: — Não se envolva com esse justo, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele.”
Mateus 27:19 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.27.19.NAA
Nossos cônjuges são parte importante na tomada de decisões em nossas vidas. Deus fez o casal homem e mulher como complementares para o objetivo da criação. A mulher como ajudadora idônea é parte essencial para a procriação enquanto o homem é defensor, construtor e direcionador da família.
No entanto, muitas vezes tendemos a resolver as questões sem prestarmos atenção na opinião daqueles que são os maiores interessados no resultado. Seja para relacionamentos, trabalho, religião ou qualquer outro assunto precisamos saber ouvir e estarmos sensíveis ao que nossos cônjuges nos dizem.
Deus fez o casamento e é bom que obtenhamos a benção divina nesta aliança, pois se tendo a direção de Deus já é difícil nossa convivência, sem a sua benção e direção tenderemos ao egoísmo e subjugaremos nossos cônjuges. É necessário que os amemos no propósito de Deus e sejamos fiéis a esta aliança.
Para tanto, saber ouvir o cônjuge será essencial. Até hoje Pilatos é conhecido por todos os Cristãos como aquele que lavou as mãos por não se envolver na condenação de Jesus, não tendo conseguido alterar sua sentença. Não conseguiria mesmo, pois era o propósito de Deus, mas ouviu e atendeu à sua esposa, mesmo sendo autoridade de alta posição.
Como pecador Pilatos é tão responsável pela condenação de Cristo, assim como todos nós, estando todos condenados enquanto não justificados por Cristo. Assim, ainda que tenha lavado as mãos não estava eximido de crer para ser salvo. Sua esposa apontou para o justo, a coisa mais importante que podemos fazer para quem amamos.
Assim, que ouçamos nossos cônjuges e possamos apontar Cristo para eles. Estaremos vivendo uma aliança segundo a vontade de Deus, buscando ser testemunhas do Senhor, respeitosos para com quem nos ama e tem uma aliança para conosco, para realizar o chamado de Deus para a família.