As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um.
https://bible.com/bible/1840/jhn.10.27-30.NAA
Cristo não deixa dúvidas sobre quem ele é e nem sobre o que ele veio fazer por nós. Suas ovelhas, os seus discípulos, recebem a vida eterna para nunca mais perdê-la. Quem não crê permanece sem rumo e sem descanso.
São versos que suportam a tese de que uma vez salvos, salvos para sempre. Se Cristo nos toma como suas ovelhas, dadas pelo Pai, então nunca seremos arrebatados de suas mãos. Não estaremos descuidados a ponto de nos perdermos da assembléia, pois o próprio Senhor olha por nós e nos busca.
Será que o Todo-Poderoso não sabe vigiar ou cuidar de suas ovelhas? Se os homens conseguem tratar delas como não seria possível para Deus fazê-lo? Quem não é ovelha pode até querer andar junto das ovelhas, mas um dia poderá ser que se separe delas por não pertencer ao grupo.
Os chamados, escolhidos e fiéis jamais serão deixados pelo Senhor. Quem chama é ele, também ele é quem escolhe e quem nos fortalece a fé e a vontade de servir. Quem treina animais sabe que sem treino o animal não faz, mas se bem treinado fará tudo o que foi ensinado. Também somos como os animais e devemos ensinar nossos filhos bem cedo nos caminhos do Senhor.
O Espírito Santo dá ao escolhido tudo o que é necessário para amar e deixar o pecado, evidenciando a graça de Deus. Quem a recebe nunca se esquece e nem pretende deixar de obedecer à vontade de Deus. É assim que o Senhor cuida dos seus e não os deixará perecer!