#5_197 Honrar pai e mãe vai além de obediência!

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. “Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o primeiro mandamento com promessa, “para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra”. Efésios 6:1-3 NAA

https://bible.com/bible/1840/eph.6.1-3.NAA

Longevidade tem a ver com obediência. Se nossos pais querem o nosso melhor e nos ensinam sobre a vida, obedecê-los seria uma oportunidade de não cairmos nos erros comuns, mas já sair na vantagem de aprender com a experiência deles. Honrá-los depende de várias coisas além da obediência, como ter um bom testemunho que leva o nome da família a não ser manchado.

A única forma de termos algum tipo de conflito é quando nossos pais não crêem em Jesus, vivendo uma vida fora dos parâmetros de Deus e querendo que façamos o mesmo. Obedecê-los cegamente seria um erro, mas ainda assim temos de ter zelo em honrá-los da melhor forma. Se formos testemunhas de Cristo, isto pode trazer conflitos em países de outras religiões e estaríamos desonrando-os perante a sociedade local.

No entanto, olhando para a eternidade não podemos usar isto como desculpa para não vivermos o evangelho. Cristo nos chama a deixarmos pai, mãe, esposa e filhos por causa do Reino. Isto porque importa mais nossa comunhão e obediência a Deus que pode transformar o coração deles, do que buscar fazer a vontade deles que não desejam se alinhar com a de Deus!

Se não buscarmos a Deus em primeiro lugar, dificilmente eles terão oportunidade de verem Deus de outra forma. Nos conhecendo como éramos e vendo a nossa transformação, não há como negar que algo de extraordinário houve. Se nos mantivermos fazendo apenas a vontade deles, jamais conhecerão a graça. Mas com respeito e honra, sem brigas de nossa parte ou ofensas.

Quem ama suporta, persevera e se mantém no caminho. Isto é honrá-los diante de Deus, ainda que eles não entendam e nem queiram. Um filho que serve a Deus e ajuda seus pais a enxergá-lo tem grande valor no Reino e está semeando para a vinda vindoura e também nesta!