Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Filipenses 2:3-4 NAA
https://bible.com/bible/1840/php.2.3-4.NAA
Precisamos aprender a enxergar o todo e como o interesse do grupo merece uma reflexão e nosso sacrifício pessoal. O pecado geralmente é um interesse pessoal que prevalece sobre o grupo. Homicídio, adultério, mentira, roubo, etc., são exemplos de obras más e pecados que nem beneficiam aquele que o prática e muito menos a sociedade.
O erro começa quando o indivíduo acredita que irá levar vantagem sobre os demais e valoriza o resultado além do que realmente é. Há outros pecados de origem na vaidade que não impactam imediatamente o social, mas a longo prazo trará malefício a todos.
Quando avaliamos o bem-estar geral, acabamos por nos privar de algumas ações que prejudicariam a todos e isto é bom. Isto nos ajuda a sermos humildes, pensando no valor de cada pessoa. A bondade começa no desejo de fazer o bem e é um processo de pensar no próximo.
O pecado ignora tudo e todos, executando o desejo de alguns indivíduos e os levando ao cativeiro que suas decisões desencadearão ao perceberem o mal praticado. O justo não precisa se esconder, pois suas obras ajudam a muitos. Não é assim o injusto, que não tem paz e nem consegue andar na rua sem se preocupar se alguém virá se vingar!