Então o senhor, chamando aquele servo, lhe disse: “Servo malvado, eu lhe perdoei aquela dívida toda porque você me implorou. Será que você também não devia ter compaixão do seu conservo, assim como eu tive compaixão de você?” Mateus 18:32-33 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.18.32-33.NAA
O Evangelho nos ensina a praticarmos o que pretendemos receber das pessoas. Dar para receber. Aprendemos a amar primeiro, semear para colher, ensinar para aprender, estar ao lado para termos atenção, etc.
Reciprocidade é um princípio claro e bem estabelecido nas relações humanas. Como alguém que não dá nada a ninguém espera receber algo? Chega a ser insano tal pensamento. A conta nem sempre fecha, e muitos se entristecem por isso.
Este princípio tem outro que deve acompanhá-lo para que o ciclo se feche: Dar sem esperar nada em troca! Dar porque desejamos o melhor para as pessoas, buscando ser benignos e bondosos. Isto é Fruto do Espírito Santo e, por isso, não vemos acontecer com todas as pessoas.
Significa que nem sempre seremos alcançados neste mundo pela reciprocidade daquilo que fizemos para as pessoas. Mas, não é isto que deve nos motivar. Devemos sempre levar em conta que Jesus nos perdoou primeiro, nos amou primeiro e agora nós é que estamos em dívida com ele!!!!