Então considerei outra vaidade debaixo do sol: um homem sem ninguém, que não tem filhos nem irmãos, mas que não cessa de trabalhar e cujos olhos não se fartam de riquezas. E ele não pergunta: “Para quem estou trabalhando, se não aproveito as coisas boas da vida?” Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. Eclesiastes 4:7-8 NAA
https://bible.com/bible/1840/ecc.4.7-8.NAA
Trabalho é um meio para se obter recursos para as necessidades da vida. Não é um fim em si mesmo. Se apenas trabalhamos para sermos os melhores no que fazemos, um dia perceberemos que não teremos mais satisfação. Os anos terão passado e nosso trabalho já não será tão importante.
Mas, isto será tarde demais para muitos. Casar, ter filhos, netos, uma descendência, ou ajudar a criar filhos nos proporciona participar da construção social, transferir nossos valores e transferir o que conseguimos obter neste mundo para alguém que veio depois, seja de nós ou não.
Muitos dirão que hoje isto também não importa se não houver o que deixar, passando muito tempo acumulando recursos para que a sociedade possa usar. Mas, a verdade é que a solidão da velhice é um alto preço a pagar para quem não tem família ou apoio da sociedade.
Um dia nosso trabalho nos dará adeus e não teremos mais forças e capacidades para nos mantermos e seremos felizes se tivermos quem nos ajudar nesta fase. Aprendi com um comandante que declarou que “a carreira é um castelo de areia, enquanto a família é um castelo de pedra”. O vento, o tempo e as dificuldades levam um, mas o outro permanecerá!
Ainda que passemos mais tempo com os companheiros de trabalho, um dia cada um seguirá o seu caminho. Aqueles que estão dentro das suas paredes é que permanecerão com você nos tempos que virão. Cuide bem deles hoje para que cuidem bem de você amanhã!
Ainda podemos ter a família de Deus, a Igreja, que também é uma família com quem podemos contar. Ainda assim, precisamos cultivá-la, ajudar a sustentar e formar a geração futura. O tempo passa rápido, não trabalhe para acumular coisas deste mundo, mas para ajudar na passagem daqueles que estão vivendo unidos pelo propósito de glorificar a Deus!