#6_214 Batismo é testemunho!

O batismo, que corresponde a isso, agora também salva vocês, não sendo a remoção das impurezas do corpo, mas o apelo por uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que, depois de ir para o céu, está à direita de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, potestades e poderes. 1Pedro 3:21-22 NAA

https://bible.com/bible/1840/1pe.3.21-22.NAA

Ainda há muita confusão sobre o batismo cristão. Pode ser quando criança? Tem de ser por imersão em água? É condição para salvação?

O batismo não é condição para a salvação. Ter a fé para crer em Cristo como único e suficiente salvador é que é!

Batismo não limpa os pecados cometidos na carne, apenas o sangue de Jesus pode fazê-lo! Pedro explica no texto completo como a fé salvou a família de Noé no tempo do Dilúvio, sendo salvos através da água, pois creram na Palavra de Deus, nas promessas de vida.

O batismo é um símbolo de uma nova consciência, de que morremos para a natureza do pecado e ressurgimos com Cristo para a vida eterna. O batismo é a expressão de nossa vontade de servir e obedecer ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.

O batismo é o testemunho de nossa atitude para com o mundo, de pertencermos ao Senhor Jesus, por termos sido resgatados de nossos pecados através de seu sacrifício.

Assim, o batismo é testemunho de uma nova condição e não requisito. Assim como as obras não salvam, mas testemunham sobre o coração de quem as pratica, o batismo se torna uma profissão de fé, naquele que nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz!

E porque nos batizamos e servimos com boas obras, confirmamos a nossa salvação. É consequência que atesta a nova condição, não condição para alcançar salvação!

Portanto, o batismo corresponde a esta passagem onde as águas simbolizam o mergulho e destruição de toda a nossa natureza pecaminosa através do sangue de Jesus, nos dando a oportunidade de recomeçarmos com Cristo uma vida de santidade!