Estamos buscando sermos fiéis, ou somos apenas religiosos?

“Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”
‭‭Daniel‬ ‭3:16-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/dan.3.16-18.ara

Três homens não se dobraram diante da estátua de Nabucodonosor. Eram os amigos de Daniel que vieram com ele para a Babilônia, sob cativeiro. Foram colocados como governadores na província de Babilônia por causa de Daniel que havia recebido de Deus a revelação do sonho do rei e pedira que fossem assim posicionados.

Estavam servindo ao rei, mas não aos deuses do rei. Prestavam serviço à Babilônia, mas não se misturaram com a perdição da Babilônia. Foram obrigados a se dobrarem diante da estátua de Nabucodonosor sob pena de morte, mas não se dobraram.

Fidelidade a Deus é inegociável. Quem negocia rompeu com a aliança. Embora Deus tenha misericórdia para com o pecador, a atitude de fidelidade para com Deus é a diferença entre servir de referência a um mundo caído ou colocar a sua vida como prioridade em detrimento ao reino.

Hoje isto pode parecer absurdo para alguns Cristãos, pois declaramos que quem fez sacrifício foi Jesus e nenhum outro sacrifício é necessário. No entanto, não estamos falando de sacrifício para salvação e sim para testemunho!

Estevão foi apedrejado até a morte porque deu testemunho de Jesus (Atos 7.59). Paulo também foi apedrejado e perseguido por causa do Evangelho. Tiago, irmão de João, foi morto a espada por Herodes (Atos 12.2). Também os apóstolos foram mortos, um a um, pelo mesmo motivo. Só João ficou até idade avançada para nos trazer o livro da Revelação do Apocalipse.

O testemunho de Cristão impacta o mundo. Para isto a igreja foi constituída e muitos hoje estão sendo mortos e perseguidos por isto. Não há como ignorar que a fidelidade nestas circunstâncias é que glorifica a Deus.

Dar a vida para que outros reconheçam que a eternidade com Deus é mais importante que a temporalidade na dedicação a idolatria e vaidades é que faz com que a ira venha sobre nós e o perdido enxergue a luz!

O rei mandou mata-los e não conseguiu. Na fornalha de fogo ardente só pode constatar que Deus enviara um anjo para livrar os três homens da morte. O rei decretou, a partir de então, que ninguém maldissesse o Deus deles, pois é Deus que livra a quem lhe serve! A pena de morte se transformou em honra e glória para eles, que só declararam que Deus era poderoso para livra-los se assim o quisesse.

Que fidelidade vivemos hoje em nossa aliança com Deus? E com as pessoas? No casamento? Fidelidade é também um aspecto trabalhado em nós pelo Espírito Santo. Quanto maior nossa santificação, maior a nossa fidelidade. Vivamos para o único e verdadeiro Deus!

No caminhar com Jesus poderemos entrar em caminhos difíceis. Esta palavra é para não duvidarmos que a nossa vida eterna já está guardada quando recebemos a Cristo como salvador e Senhor e não será a morte que nos afastará de Deus. Então não tenhamos medo da morte, pois é promoção para o que crê! Sejamos fiéis e não religiosos. Isto é ter fé!

Não tarda a revelação da iniquidade sobre a terra!

“Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte, aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.”
‭‭Hebreus‬ ‭12:25-29‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.12.25-29.ara

De Deus não se zomba. E o que estamos vendo em nossos dias? Uma total falta de respeito para com as Escrituras Sagradas, a revelação de Deus, Sua natureza, Seu amor e Sua salvação pela graça.

O amor de Deus é confundido com a libertinagem e muitos acreditam que a forma como a Bíblia descreve a orientação divina está desatualizada. Absurdo!

Quando amamos, corrigimos! Quando amamos, mostramos o caminho do bem e o do mal, cuidando para que o caminho do bem seja seguido pelos que amamos.

O que é o mal? É aquilo que desonra à Deus! É toda a derivação da arrogância humana que deseja fazer as coisas segundo a sua própria vontade e não pela vontade de Deus!

Jesus Cristo veio restabelecer a verdade, confirmando as Escrituras Sagradas e reforçando o compromisso com a humanidade, nos dando acesso ao Espírito Santo para que não estivéssemos mais sozinhos na empreitada da santificação.

Não nos enganemos. Sem santificação ninguém verá a Deus (Hebreus 12.14). Não há mudança em Deus e nem na Sua palavra! Deus é amor e é também fogo consumidor! Porque nos ama não deixará de castigar aqueles que continuarem no caminho do mal e não se arrependerem de seus pecados.

A graça é justamente termos acesso, ainda que pecadores, à salvação em Cristo. Esta janela se fechará e o julgamento de Deus virá sobre a humanidade. Enquanto isto, corramos aos pés do Senhor porque ainda há tempo!

Vejamos os sinais! Fome, incêndios do tamanho de países, terremotos, tsunamis, economia global à beira do caos, tudo está pronto para um “Reset Global”. A Bíblia sendo tratada como inútil para os dias de hoje, um cenário pronto para a chegada do anticristo.

Cada geração lutou por seus entes queridos e por aqueles à sua volta, para que tivessem acesso aos céus. E nossa geração? Vai ficar apenas olhando e se calar? Fomos tão bem trabalhados pelo inimigo de nossas almas que estamos catatônicos à observar e aceitar tudo o que está vindo contra nós e nossos filhos?

Estão preparando novos lockdowns mundo afora, fechando lojas, impedindo as pessoas de estarem juntas e até as igrejas. Um império ditatorial está às portas, com anuência de líderes globais, inclusive de quem se chama igreja de Deus!

O Coronavirus matou menos que muitas gripes. Estão colocando tudo na conta do vírus para manipularem as pessoas. E estamos calados, como gado. Não tardará para que a iniquidade seja exposta e poderá ser tarde para reverter a ordem das coisas.

Na Bíblia, toda vez que o povo de Deus se afastou do Senhor, concordando com o estilo de vida dos povos à sua volta, estes acabaram subjugando o próprio povo de Deus. Deixar-se levar pelos interesses do mundo significa deixar-se escravizar pelo mundo. E o mundo cobra caro! Deus permitirá para que sintamos a escravidão do mundo e nos lembremos de que na direção dEle não era assim e nos arrependamos e nos voltemos a Ele! Esta é a forma como o amor de Deus opera para com os desobedientes.

Digo que não tardará porque tudo está pronto. A Europa já está vivendo a pressão e isto se espalhará pelo mundo. É tempo de orarmos e defendermos a visão do reino de Deus e não concordarmos com o mundo!

É tempo de ouvir o Espírito Santo e protestarmos como nossos antepassados fizeram 500 anos atrás! Se vivemos o Iluminismo é porque uma geração se levantou para defender a visão do reino contra a visão do mundo! Esta é a nossa geração e Deus espera que façamos a nossa parte!

Deus corrige em amor e para o nosso bem!

porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
‭‭Hebreus‬ ‭12:6-9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.12.6-9.ara

A correção existe quando erramos e alguém se importa em nos corrigir. Desde pequenos fomos corrigidos para que aprendêssemos um comportamento social aceitável. Quem nunca foi corrigido, ou nunca errou ou não teve ninguém que lhe corrigisse em seus caminhos.

Deus se importa conosco e usa de várias formas para nos corrigir em nossos caminhos. Algumas vezes permite que erremos primeiro para nos corrigir depois, outras nos alerta e até mesmo impede que cheguemos ao ponto de nos machucarmos seriamente.

A verdade é que quem ama se importa e corrige para que no futuro aquele que recebeu a correção não erre mais ou não entre em situação pior.

Como estamos em um mundo pecador, ao entrarmos na família de Deus receberemos diversas advertências e correções. Se isto não acontecer então não estamos na família celestial. Não há ninguém bom e todos nós precisamos ser corrigidos como bebês espirituais recém-nascidos na família de Cristo.

Portanto, na correção sejamos atentos e obedientes, sabendo que a repreensão é para o nosso próprio bem. Quem não tem amor em sua vida não tem ninguém para lhe ajudar a enxergar seus próprios erros. A correção de Deus é vida e isto nos dará alegrias quando produzirmos o fruto do Espírito.

As autoridades constituídas em nossas vidas possuem este papel também. Ninguém gosta de ser chamado para receber uma bronca, mas se alguém o faz nos dará a oportunidade de corrigirmos o nosso ponto de vista sobre o fato ocorrido. Se tivermos humildade isto nos será útil. Os soberbos não aceitam correção e se tornam rebeldes.

Que possamos estar de coração e mente abertos para a correção do Pai. Se somos filhos de Deus, então recebamos sem tristeza a correção daquele que nos ama!

Não há necessidade de atualizarmos a Bíblia. O que precisamos é de nos submetermos à Deus!

Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
‭‭2Pedro‬ ‭2:1-3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.2.1-3.ara

A bíblia não precisa mudar. A Palavra de Deus é verdadeira pois é proveniente de Deus. Homens tentam mudar as Escrituras porque não permitem que elas mudem seus corações e mentes. Quando não nos submetemos a algo, acabamos por discordar e entrar em litígio contra isto.

O que é a heresia? É tudo aquilo que é ensinado como se fosse a vontade de Deus enquanto a Bíblia diz justamente o contrário. Por que tantas pessoas conseguem viver pelo Evangelho e tantas outras não? Simplesmente porque a fé (crer naquilo) é o único fator que traz a capacidade de alguém se submeter a um ensino.

Veja as artes marciais, doutrinas, conhecimentos profissionais em uma área específica e a religião. O que faz com que as pessoas se submetam ao processo de aprendizado é darem crédito ao conhecimento ali experimentado.

Portanto, as heresias são, em primeiro lugar, provenientes da incapacidade do indivíduo de acreditar que a Bíblia é a vontade de Deus para os homens e que ela contém tudo o que precisamos saber para sermos restaurados no relacionamento com Deus!

E acreditar nisto é ter fé. E se temos fé suficiente iremos viver por ela e seremos transformados por ela, pois é a promessa para todo o que nela crê. Ela traz o entendimento de como o mundo caiu e encontra-se caído, como Deus ama o mundo que está em pecado, enviando Jesus para nos salvar de nossos próprios pecados, e o resultado da escolha de cada um: céu ou inferno e todas as consequências do que o mundo fez, está fazendo e fará até o fim!

Que livro fala tão claramente de quem é Deus, quem somos nós e o destino da humanidade com tal transparência? Nada mudou no coração do homem. Interessante é que a filosofia de homens comuns que escreveram há mais de 2000 anos atrás não é combatida como a Bíblia é. Por que? Porque ela transforma o ser humano e destrói o império do mal!

Pedro já havia avisado, Tiago também avisou, Paulo deixou a igreja em alerta e João vislumbrou tudo o que está acontecendo hoje. Falsos mestres estão declarando que a Bíblia caducou, que precisa ser atualizada. NÃO! Estes homens que falharam em suas conversões se sentem inaptos ao reino e precisam repetir o erro de Satanás e levarem outros consigo para o inferno!

Protestamos há 500 anos atrás e protestamos hoje! Que ninguém confie nestes homens, mas apenas na Palavra do Deus altíssimo! Tire a referência da Palavra de Deus e não haverá mais referência alguma que sustente uma sociedade pronta para ser destruída por si mesma! E é isto que o diabo quer.

Eu tenho uma palavra para você que nos lê: haverá um momento em que a referência do mundo será retirada e o caos reinará para que as pessoas enxerguem o mal dominar e possam ainda ter a última oportunidade de arrependimento. Este será o último ato de misericórdia! Então Jesus voltará para julgar o mundo.

Estas heresias eram esperadas e marcam a aceleração da vinda de Cristo para destruir os heréticos e blasfemadores. Jesus veio para salvar na sua primeira vinda e nos entregou o Espírito Santo que nos acrescenta a fé para vivermos o Evangelho, mas voltará a segunda vez como juiz e vingador!

Tempo de escolher entre arranjar desculpas para o comportamento condenado no Evangelho ou arrepender-se e viver para Deus:

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
‭‭Tiago‬ ‭4:4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jas.4.4.ara

Aquele que concorda com estas heresias será tão responsável como aquele que as declara. Se você não concorda, então é hora de protestar e não permanecer mo mesmo caminho e apartar-se dos que praticam a deturpação do Evangelho do reino!

Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.
‭‭Hebreus‬ ‭12:28-29‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.12.28-29.ara

E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar. E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno [onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
‭‭Marcos‬ ‭9:42-48‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.9.42-48.ara

O Evangelho é graça e também obediência pela fé. Se não temos fé para acreditar nestas palavras então oremos pedindo, pois elas são verdadeiras e poderosas para nos levar à eternidade com Deus ou ao inferno longe de Deus.

A Bíblia nos ensina o caminho para Deus, através de Jesus Cristo! Pela fé em Cristo seremos transformados e sem a fé através de Cristo permaneceremos em nossos pecados! Esta é a verdade trazida no Evangelho. Qualquer coisa que contrarie isto é heresia e nos afastará do caminho para o Pai!

Estamos ganhando ou perdendo nossas vidas?

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.”
‭‭Lucas‬ ‭9:23-24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.9.23-24.ara

A mensagem do evangelho é que estamos sendo convidados a nos transformarmos em pessoas que vivam a verdade que Cristo viveu entre nós. Ao aceitarmos o convite receberemos o Espírito Santo que será nosso ajudador no caminho.

Em nenhum momento Jesus diz que será fácil ou que simplesmente não precisamos fazer nada além de recebe-lo como Senhor pela fé. Quem recebe a Cristo recebe um chamado para se tornar em Cristo!

É segui-lo tomando a cruz também. É decidir viver sem pecado, amar a quem não se importa, mudar a indiferença à nossa volta, é semear amor onde há ódio, estabelecer a luz onde há trevas, é falar de Deus onde ninguém deseja ouvir, é sair do caminho do inferno e resgatar outros conosco, é ter a Deus como Pai e agir conforme o Filho agiria em nosso lugar!

Mas, alguém dirá que isto é impossível e que Jesus já fez tudo na cruz por nós. Sim, ele já salvou a quem crer nele, mas o chamado é também para viver aqui como ele! E esta vida que iremos levar também depende da graça de Deus, mas a nossa parte não há como delegar ou ignorar.

Homens e mulheres de Deus decidiram deixar o pecado. Arrependeram-se e agora estão em crescimento espiritual porque atenderam ao chamado. Se você já foi recrutado em uma Força Armada ou em uma empresa então precisou se ajustar às normas organizacionais para poder trabalhar naquele ambiente.

Assim, para que o Cristão promova o reino de Deus ele precisa ser transformado em um cidadão do reino. Um embaixador de Cristo traz a mensagem do mestre, e esta mensagem é o amor a Deus e ao próximo. Amar a Deus é amar ao próximo. Como digo que amo a Deus e não me importo com o que está acontecendo à minha volta?

Os problemas que as pessoas enfrentam não necessariamente são meus, pois não decidi por elas. Mas, posso interceder, ajudar a resolver ou suporta-las nas dificuldades. Assim Jesus faria, assim devemos fazer. E isto é decidir todos os dias a abrir mão de só pensarmos em nós e só trabalharmos em proveito próprio. Perder a vida por amor a Cristo é isto! E carregar a cruz é sofrer pelos outros, por amor. Sofrer por ve-los no caminho do pecado e não saberem como sair. É guia-los como Cristo fez por nós.

Não iremos justificar a ninguém fazendo isto. Jesus é quem justifica o pecador arrependido que se entrega ao seu senhorio. O que iremos fazer é sermos discipulados e discipuladores do reino de Deus, transformando-nos em filhos de Deus, herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo, servos do Deus altíssimo e feitos a imagem e semelhança de Deus! Isto é o que somos na eternidade e é isto que devemos buscar viver desde agora.

Cristo em nós é uma vida transformada todos os dias, até que nos encontremos com ele na eternidade! E agora? Estamos caminhando com e para Cristo ou continuamos na ignorância de vivermos para nós? Já entendemos que há uma cruz a carregar ou continuamos só olhando e nos convencendo de que Deus vai fazer tudo e nós não faremos nada? Se assim fosse o pecado não faria sentido, nem o inferno e nem Cristo!

Não há impedimento para descansarmos em Jesus!

“E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado.”
‭‭Lucas‬ ‭6:5‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.6.5.ara

Jesus deixou claro que tudo o que existe é para o nosso bem. As datas festivas, os dias da semana, e tudo o mais que a Lei trouxe para ser observado e guardado pelos Judeus seria apenas para darem valor ao que Deus lhes havia dado e que era a própria vida e liberdade deles!

Comemoramos porque valorizamos as conquistas que recebemos de Deus. As festas Judias trazem em seu bojo o motivo de lembrarem os fatos ocorridos na antiguidade, quando Deus deu vitória a partir de cada momento específico. São celebrações para não esquecerem o Deus onipotente! Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, o abençoando!

O sábado entrou como momento de descanso e dedicação à meditação da Palavra e de termos relacionamento espiritual uns com os outros. Era obrigatório que ninguém trabalhasse. Jesus passa a desafiar os sacerdotes e escribas que levavam à sério esta ordenança realizando obras de cura justamente no sábado.

Ora, sendo Jesus Deus, como contraria esta ordenança? Jesus começa declarando que é senhor do sábado. Isto significa que ele é Deus e que estabeleceu todas as coisas. Segundo, mostra que para fazer bem aos animais ninguém deixa de dar bebida ou socorre-los mesmo em dia de sábado. Se é assim, por que não curar vidas humanas no sábado?

Jesus expõe como as regras existem para que possamos viver melhor e que elas têm uma motivação para que nós mesmos sejamos beneficiados. Se assim é, não podemos ser prejudicados pela Lei que veio para nos beneficiar. Jesus curou nos sábados, ensinou e declarou que ele é o descanso, a cura e o Filho de Deus, o senhor do sábado!

Assim, se o sábado (que também significa feriado na cultura Judáica) é para nós o benefício do descanso, aprendamos a primeiro descansar em Jesus. Nele encontramos tudo o que precisamos de um sábado e está disponível para nós todos os dias.

Aprendamos também a observar a importância do descanso para termos oportunidade de meditar nas coisas de Deus e termos relacionamentos espirituais com as pessoas. Não somos máquinas e precisamos da parada para descanso e reparo do nosso corpo e mente!

Não há dia para nos encontrarmos com Deus e o seu povo. Não há momento em que não podemos abençoar e sermos abençoados. Temos a Ceia do Senhor para comemorarmos a morte e ressurreição de Cristo até que ele venha. As demais festas são dos Judeus, não da igreja, ainda que elas nos mostrem o que irá ocorrer nos dias do retorno de Cristo. Afinal, a Bíblia aponta para o resgate de Israel, seja a física e a espiritual.

Não sejamos impedidos por dias e fenômenos naturais. Tudo é oportuno quando se leva o amor de Deus, a graça do Senhor Jesus e a consolação do Espírito Santo aos corações das pessoas! Jesus é nosso Senhor e também se tornou o nosso sábado! Se não valorizamos nossa liberdade na cruz, então tampouco guardarmos um dia como religiosidade será útil para nós!

A pesca maravilhosa fala é de amor!

Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.
‭‭Lucas‬ ‭5:4-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.5.4-6.ara

É sob a palavra de Jesus que conseguiremos realizar o inimaginável. Pedro pescou tantos peixes que as redes se rompiam. Depois pode ir andando sobre as águas quando Jesus o chamou no meio da tempestade em alto mar. Sua sogra levantou curada de seu estado febril e Lázaro ressuscitou depois de 4 dias morto diante de Pedro! Quando Jesus fala algo tremendo acontece!

O que Jesus está falando agora para você? Onde ele está na sua vida? Você o tem visto e ouvido? Muitas vezes Jesus fala através da palavra escrita que nos foi dada. Fala através das pessoas que andam na presença dele. Fala a partir da natureza quando nos damos a oportunidade de parar para aprecia-la.

Jesus Cristo é muito mais que uma referência temporal, de antes e depois em um calendário ocidental. Jesus Cristo é a revelação do amor de Deus que nos orienta no nosso proceder e entender. Depois de nos encontrarmos com Jesus haverá um antes e depois, mas não é só calendário e sim uma mudança de vida!

Com Jesus temos um vislumbre do sobrenatural de Deus, daquilo que está disponível nas regiões celestiais para seus filhos. Enxergamos quem somos e como estamos, entendemos para onde iremos e como chegaremos. As dúvidas se vão e temos paz com Deus e batalha com o mundo!

Passamos a ser alienígenas sim, mas porque enxergamos que não somos apenas a carne que vive neste planeta, mas o espírito que veio de Deus e voltará para Ele, em um novo corpo glorificado, para vivermos na eternidade em uma pátria celestial.

Nosso espírito sabe disto, pois foi codificado antes que adentrássemos neste plano terreno. Por isso nos sentimos como peixe fora d’água, como seres eternos limitados pelo tempo, como espirituais limitados pelos pecados da carne. Isso tudo precisa mudar e é em Cristo que há a mudança de todas as coisas.

Não adianta procurar em nenhum outro lugar o que somente em Jesus Cristo iremos achar. Ele tem a chave da morte e do inferno e entregará aos que crêem em seu nome e somente a estes. E crer em Jesus é, em primeiro lugar, reconhece-lo como salvador e Senhor.

Quem precisa de Jesus? Todos os que reconhecem carentes de Deus e apartados dEle pelo pecado.

Jesus está passando hoje, de muitas formas, ao nosso lado. Ainda que cansados por não termos conseguido pescar toda a noite, não deixemos de ouvir a voz do mestre. Começa pelo estar por perto, depois experimentando o sobrenatural da graça até ouvirmos o chamado para caminharmos ao seu lado. E este chamado é para sermos pescadores de homens!

Não haverá maior recompensa do que estarmos todos juntos na eternidade com Cristo. Quem são todos? Os que creram no evangelho da graça. Jesus veio para estabelecer o reino de Deus em amor, e só ama quem o conheceu e recebeu dele do Espírito Santo.

Qualquer outro amor espera algo de volta, mas o amor de Deus se expressa pelo que já recebemos e podemos dar. É ter tanto amor que precisa ser compartilhado como os peixes tiveram de ser. É tanto amor que se não compartilharmos iremos romper! Este é o amor que Jesus gera em nós! Como não busca-lo?

A prática nos ajuda a lembrar e nos manter afiados na fé!

por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.
‭‭2Pedro‬ ‭1:5-9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.1.5-9.ara

Esquecer é deixar de lembrar de algo que conheceu ou praticou. O esquecimento está associado, muitas vezes, com o passar do tempo. Deixar de praticar ou ler sobre um assunto por muito tempo pode nos levar a esquecer o que um dia foi normal para nós.

Pedro nos mostra uma lista de pontos importantes que nos leva a uma prática constante de boas coisas. Esta prática nos fortalecerá na caminhada Cristã e reforçará o domínio do Espírito Santo sobre nós.

Deixar de pratica-las pode rapidamente nos deixar esquecidos da graça de Deus e poderemos cair nos erros de outrora de vivermos de maneira egocêntrica e fora dos propósitos de Deus.

Conhecer Jesus é praticar o amor em perseverança. É ser piedoso e fraterno. É buscar conhecer a situação das pessoas e lutar pelo bem comum.

Se esquecermos de como chegamos a ser quem éramos antes de Cristo poderá nos permitir repetir alguns erros. Andar no Espírito é viver na lembrança da graça que nos alcançou, é valoriza-la todos os dias, em gratidão!

Não esqueçamos da cruz que nos salvou de nossos pecados. O preço foi muito alto e o amor de Deus nos alcançou sem que o merecêssemos. Glórias a Deus pois assim decidiu resolver toda a injustiça que praticamos.

A salvação veio para todos quantos receberem a Cristo. Não é para qualquer pessoa, mas para os que tiverem fé. Pode ser para todos, se todos assim crerem! Na crucificação havia dois homens com Jesus. Um creu e o outro não. O que creu nos traz a esperança de que qualquer um que crer receberá a vida eterna. O outro nos lembra que nem todos terão fé e assim não entrarão na presença de Deus. Que haja temor nestas palavras!

Que o Senhor não permita que esqueçamos da graça alcançada!

Empreendedores do reino ou farsantes?

Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”
‭‭Mateus‬ ‭25:24-30‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.25.24-30.ara

Muitos se intrigam porque Jesus ora fala de um reino de abundância e outra hora do inferno, onde haverá choro e ranger de dentes, fora dos céus!

A questão acaba sendo simples quando se entende que o reino espiritual é binário, só existindo a situação de salvo e de não salvo. Ou se tem ou não se tem. Ou se é ou se não é. É sim sim ou não não, não havendo tons de cinza. Nada no céu é ambíguo ou indistinguível. Deus já estabeleceu todas as coisas.

Jesus sempre declara o que permite enxergarmos como estamos em relação ao reino de Deus. O evangelho torna-se, portanto, um termômetro espiritual.

Nesta parábola dos talentos o Senhor jesus aponta uma vida de procrastinação e de mau uso dos recursos, dons e ministério de quem os recebeu e não usou à serviço do reino. É alguém que tem uma missão e não a realiza, não entendendo a necessidade e nem o valor daquilo que está em suas mãos.

Havia três servos e cada um recebeu de acordo com a sua capacidade naquele momento. Um recebeu 5 talentos, outro recebeu 2 e este último 1. Um talento era muito dinheiro e podemos dizer que é algo acima de 30 mil dólares em dinheiro de hoje.

Portanto, mesmo o que recebera menos recebeu muito e poderia ter feito muita coisa. Ainda que achemos que um recurso não é muito, conhecemos pessoas que começaram com muito pouco e se transfomaram em pessoas bem sucedidas. Não só isto, mas em Deus buscaram a sabedoria para transformar o pouco em muito como Jesus fez na multiplicação de pães e peixes.

O que nos impede de aplicar um pequeno recurso? Medo de perder o pouco que conquistamos? Esperar o pior a todo tempo nos impedirá de alcançar coisas maiores. Quem olha para o tempo não semeia. Quem espera que a situação melhore para investir já perdeu a oportunidade de auferir maiores ganhos.

Deus confia em nós para empreendermos. Quem não for empreendedor no reino não conquistará muitas coisas e pode até ser que enterre o talento recebido. Esta mensagem é um alerta, para que possamos dar valor a tudo o que obtemos das mãos de Deus. Tanto o que recebeu 5 e ganhou mais 5 como o que recebeu 2 e ganhou mais dois foram recebidos com a mesma satisfação pelo senhor. Cada um faça com o que tem na mão. A fidelidade trará ainda mais oportunidades enquanto a infidelidade nos mostrará que ainda não estamos com o coração no reino, mas fora dele.

Atitudes demostram a nossa condição espiritual. Que cada um examine-se a si mesmo e busque em Deus a transformação que nos traz o Espírito Santo. Sejamos empreendedores do reino de Deus e não servos farçantes que não têm compromisso com a obra do evangelho. Quem tem o Filho tem o Pai e o mesmo compromisso de trazer a salvação ao mundo.

O evangelho é pregado com recursos financeiros. Uns pregam enquanto outros os enviam a pregar. Precisamos cuidar dos feridos, pobres, viúvas e órfãos, de todo tipo de situação. E isto custa dinheiro. Deus é dono de todo ouro e toda a prata e distribuiu no ceio dos seus filhos que estarão multiplicando esta graça sobre outras vidas.

Quem multiplica mais recebe mais. Quem multiplica menos recebe menos e quem não multiplica não entendeu seu chamado e está perdendo tempo! Urge fazermos a obra de Deus! Não sejamos servos inúteis e nem filhos descuidados dos interesses da família. Quem cuida da herança não é só o Pai, mas também os filhos, pois são estes que precisam entender o valor para poderem continuar a desenvolve-la!

A obra de Deus é amor e usar o talento é transforma-lo em atitudes de amor e abençoar vidas. Como multiplicar? Perguntemos ao Senhor que nos deu tanto o querer como o realizar. Cada um terá uma maneira de fazer, segundo a orientação de Deus!

Não devemos procurar a riqueza para nós, mas a riqueza que produz bençãos para muitos. Isto poderá nos tornar até ricos, mas nosso coração não estará nas riquezas deste mundo, mas do vindouro. Portanto, não temamos a riqueza se estamos multiplicando no reino! Quem assim faz é servo e será recebido nas moradas eternas, seja rico ou pobre na terra, pois é rico para com o Senhor!

A ressurreição vem pela fé naquele que deu a vida por nós!

Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios; hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará.
‭‭Marcos‬ ‭10:33-34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.10.33-34.ara

Jesus deu a vida por nós, não por acidente e nem por cilada do diabo. Sua morte e ressurreição estavam nos planos de Deus, para que o Justo se fizesse pecador e os pecadores feitos justos nele!

A vinda de Cristo trouxe o reino de Deus até nós. Com o derramar do Espírito Santo 50 dias após o entregar da vida de Jesus, mudou a situação da humanidade. Antes o homem tinha acesso, vez por outra, às revelações de Deus por profetas. Era uma ou outra pessoa e de vez em quando.

Hoje, muitos profetas estão espalhados e a revelação de Deus, através da Bíblia Sagrada, está disponível em mais de 700 línguas e em todos os continentes da Terra. A comissão de Jesus de que seus discípulos espalhassem o evangelho até os confins da Terra já está cumprida. O número de alcançados está chegando no que Deus estabeleceu e não tardará para o mestre voltar.

Ele veio para todos, mas nem todos o receberam ou receberão. Ainda que esteja sendo apresentado a todas as nações, muitos governos ainda impedem que seus cidadãos tenham acesso à palavra do evangelho. Não recebem e impedem que outros a recebam. Serão duplamente culpados!

Ainda que haja tamanha resistência o Senhor Jesus continua aparecendo pessoalmente nas regiões onde seus discípulos são impedidos de entrar. Ninguém será esquecido, para que a promessa seja cumprida. Todos terão a oportunidade e ninguém poderá dizer que não pôde ouvir a voz do Senhor.

A ressurreição nos mostra que a morte foi vencida em Cristo e que o caminho para o Pai foi aberto em Jesus. Nenhum outro justo houve capaz de realizar esta obra redentora e não é necessário que haja nenhum outro. Nossa fé em Cristo nos faz morrer e ressuscitar com ele. Morrer para a vida de pecados e ressuscitar para uma vida em santificação, graça e misericórdia.

Quem é Jesus Cristo em nossas vidas? Um mito ou o nosso Senhor e salvador? O mito nos deixará em nossos pecados, mas o salvador nos levará à vida eterna no Pai! A separação está na fé e a ressurreição foi disponibilizada a todos os que crerem no sacrifício da cruz que nos purifica de todo pecado!

Jesus já ressuscitou. E você? Está decidido a ressuscitar com ele?