Quais são as verdadeiras prioridades?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
‭‭Mateus‬ ‭6:31-34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.6.31-34.ara

Muitas interpretações são tiradas deste trecho do evangelho, quando Cristo está ensinando no Sermão do Monte. Importa é entendermos que há prioridades para se viver bem na perspectiva de Deus!

Colocar em primeiro lugar o reino de Deus em nossas vidas é função de amadurecimento espiritual. O gomo Domínio Próprio do Fruto do Espírito (Gálatas 5.23) nos capacita a vivermos assim. Ter domínio próprio, como já discutimos em outros textos, é sabermos priorizar com a visão do espírito e não a da carne. É evitarmos que a urgência da nossa carne (como um superdesejo) assuma o controle da condução da nossa vida ao invés de pelo nosso espírito.

Domínio próprio nos leva a abrir mão de comprarmos algo para nós para podermos ajudar alguém em suas dificuldades financeiras. Isto é priorizar o reino de Deus. Quando agimos assim estamos declarando que Deus está no controle de nossas vidas e a nossa fé já está nos capacitando a não mais nos preocuparmos se vai faltar ou não para nós se dermos para alguém.

Não se preocupar com o amanhã é poder ajudar a outros hoje, sabendo que amanhã Deus proverá. É viver com o que tenho hoje, esperando em Deus a porção de amanhã para cooperar com o reino novamente e novamente.

Priorizar o reino é confiar que tudo vem de Deus e posso acessar todas as coisas do reino também. É saber que somos filhos e que amanhã nosso Pai irá providenciar o necessário para nós. Estamos construindo um reino pela fé e Deus sabe o que precisamos para cada dia.

Assim, precisamos tomar a decisão de priorizarmos o reino. Isto significa que Deus está em primeiro, antes da família, do trabalho ou de qualquer outra coisa, inclusive de nossas próprias vidas. Priorizar o reino é não deixar para depois as coisas de Deus em detrimento do trabalho ou da família.

Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.
‭‭Marcos‬ ‭10:29-31‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.10.29-31.ara

A verdade é que quando priorizamos para nós temos apenas para nós, mas quando priorizamos o reino, alcançamos para nós e muitos outros! Seremos muito mais felizes, teremos acesso a muitas outras famílias e oportunidades em Deus porque não vivo mais em função de mim, mas do reino.

E o reino é muito maior do que eu e minha família e meu trabalho! Portanto, Jesus nos ensina a enxergar mais longe, em sermos estratégicos e não operacionais, em alcançarmos a visão empreendedora para que muitos sejam beneficiados através de nós. E tudo começa pela fé de que Deus está cuidando!

Essa abertura de mente faz com que muitos que chegaram depois na fé se achem na frente de quem já estava percorrendo o caminho em Deus em termos de desempenho espiritual. A fé é a aceleração do amadurecimento no Espírito. Um pouco de fé gera velocidade maior. Muita fé em Cristo, alcançaremos rapidamente o sobrenatural de Deus!

Boas novas significa que temos em Cristo a salvação!

Morava em Cesareia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
‭‭Atos‬ ‭10:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.10.1-2.ara

Cornélio é o melhor exemplo de como as obras não salvam. Também é o melhor exemplo de como as boas obras agradam a Deus!

Cornélio chamou a atenção de Deus por seus atos, mas Deus é justo e não faz acepção de pessoas. Se fazemos bem ou mal, enquanto não recebemos a Cristo como Senhor e salvador não somos salvos.

Cornélio recebeu a visita de um anjo que lhe disse para trazer o apóstolo Pedro, pois este lhe diria o que fazer. Assim obedeceu. Pedro fez a exposição do evangelho e Cornélio e toda a sua casa e quem estava com eles receberam o Espírito Santo, sendo salvos pela fé!

Não há outro caminho. Fazer boas obras agrada a Deus, mas não é suficiente para a salvação. Somente Jesus é! Hoje é mais uma oportunidade de ouvirmos o evangelho da paz, do amor e do sacrifício que Deus realizou para todos nós.

Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
‭‭João‬ ‭3:17-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.3.17-18.ara

Jesus é o único caminho! Ainda que duvidemos isto será verdade. Ainda que outras doutrinas ensinem o que Jesus ensinou, sem o senhorio de Cristo serão apenas obras mortas. Quem tem o Filho tem o Pai, mas quem tem as obras sem o Filho não tem o Pai!

Cuidado com as armadilhas do mundo que ensinam coisas parecidas, mas não ensinam que Jesus tirou a nossa sentença de morte na cruz. Muitos confiam nos ensinos de Jesus para que possam fazer boas obras durante várias passagens pela Terra, mas o evangelho nos ensina que Jesus nos dá a salvação pela fé e não preciso nada além disto. Em Hebreus 9.27 está claro:

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”
‭‭Hebreus‬ ‭9:27-28‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.9.27-28.ara

Não se deixe enganar. Somente Jesus Cristo tem palavra de vida. Há muitas seitas e doutrinas que se declaram cristãs e não são. Se Jesus não é salvador então não é evangelho e não há boas novas. Se justamente a vinda de Jesus foi para nos restaurar à comunhão com Deus, se permaneço na necessidade de viver várias vidas ou me elevar espiritualmente, então Jesus morreu em vão por mim!

Jesus Cristo é o nosso redentor! qualquer coisa diferente disto é do diabo. Assim ensina o evangelho. Se somos de Cristo então ele é quem nos perdoa de todo pecado e nos conduz à salvação. Cornélio e sua família creram e, somente por isso foram salvos. Foram vistos por Deus pela boa intenção, mas isto não é a condição de Deus para a salvação. Cristo é!!!!

Não há inimigos poderosos quando se pertence a Cristo!

Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.”
‭‭Lucas‬ ‭6:27-28‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.6.27-28.ara

O evangelho é impactante em vários aspectos e esta passagem é uma das mais difíceis de vivermos. Como amar quem se opõem a nós, como falar bem dos que falam mal de nós? Como orar por aqueles que espalham notícias falsas a nosso respeito?

A resposta é olhar para Cristo, receber de Jesus o Espírito Santo que nos capacitará a ter a mesma reação que ele teve ao ser condenado à cruz! Ele ama a todos os que se opõem a Deus, que falam mal do evangelho e o condenam como malfeitor a ponto de escarnecerem dele e de sua obra.

Se para com Jesus isto ocorreu, o que esperar de diferente? Se entendo quem sou em Cristo, sou capaz sim de perdoar meus inimigos. Não sabem o que estão fazendo em termos espirituais. Não sabem quem é o meu Pai e o que Ele irá fazer para me proteger. Preciso interceder por eles, para que meu Pai tenha misericórdia!

Sabe quando temos o poder de arrasar com uma pessoa ou situação e nos damos conta disto? Assim é o Cristão quando entende a paternidade de Deus. Temos mais paciência para com quem mexe conosco, pois vai tomar uma chamada que vai doer! Quem nos protege é o Todo-Poderoso e somos seus filhos amados!

Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
‭‭Salmos‬ ‭91:7-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.91.7-11.ara

A misericórdia é por causa da ignorância. Nossos inimigos são primeiramente inimigos para com o Senhor. Temos proteção e cuidado dEle! Tenhamos paciência e sabedoria, pois a semeadura de nossos inimigos não prosperará. Que possamos viver com compaixão pelos que ainda não entenderam o evangelho da graça que transforma o pecador em justo, o inimigo em filho, e do morto em vivo para todo o sempre.

Não há como levar a inimizade a sério quando vemos pelos olhos de Deus. Hoje podemos orar e batalhar para que nossos inimigos se tornem em amigos, irmãos e co-herdeiros de Cristo!

Não será maravilhoso estarmos todos juntos nos céus? O que nos impede? Vaidade e orgulho? É tempo de deixar tudo isto de lado e vivermos como Jesus, impactando a nossa geração e as que virão depois de nós!

Não fique para trás. Seja livre e participe da libertação do mundo!

Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus.
‭‭Filipenses‬ ‭1:27-28‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/php.1.27-28.ara

Em se falando de adversários, que fique bem entendido que Deus é soberano e não há quem se contraponha a Ele. Satanás não é adversário de Deus, pois não lhe resiste ao poder, mas sim dos homens. Não estamos em uma guerra de Satanás contra Deus, mas uma guerra dele para conosco!

Nossos adversários na Terra são agentes do mal contra nós. Isto ocorreu também por causa da desobediência no Éden quando o homem abriu mão de sua convivência diária com Deus ao dar ouvidos ao adversário, a própria serpente!

Se estamos nos nossos pecados então nos opomos ao nosso propósito dado por Deus e nos colocamos como adversário dEle. Mas, isto também não tem cabimento porque também não podemos lhe resistir.

Nossos adversários são aqueles que se contrapõe ao que almejamos realizar ou que buscam nos impedir de sermos bem sucedidos. Mas também há uma conotação de força opositora, de alguma capacidade em se opor. Assim, ainda que sejamos inimigos de Deus, não somos capazes de impedir os seus desígnios, assim como Satanás também não.

Portanto, nosso verdadeiro adversário é o diabo e seus anjos que buscam nos desviar do nosso caminho e lhe somos capazes de resistir quando o Espírito Santo habita em nós em submissão à Deus.

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
‭‭Tiago‬ ‭4:7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jas.4.7.ara

Neste propósito em levarmos o evangelho aos corações transtornados e abalados pelo nosso inimigo é que estaremos combatendo contra as potestades e principados nas regiões celestiais. É esta a batalha espiritual diária que estamos vivenciando.

A noção de como estamos na conquista é a capacidade de vivermos em comunhão com o Espírito Santo e o aumento do número de indivíduos nesta comunhão. O testemunho do evangelho, a pregação da fé, os milagres e maravilhas, o arrependimento de vidas que estavam praticando a maldade, estas são as evidências das vitórias e alcance da obra de Deus.

A disfunção social é a evidência da permanência do adversário no campo de batalha e exige que nos preparemos para invadir estas posições. Os anjos são o fogo aéreo contra os demônios acampados. Somos a infantaria que combate no corpo-a-corpo trazendo a libertação dos campos de concentração. Este é o papel do Cristão!

Quem se torna livre passa a pegar em armas espirituais para livrar outros do mesmo cativeiro. Ninguém deve ficar para trás e nem sem ajudar na batalha. Aqueles que não se ajuntam ao exército acabam por se tornar alvo das armadilhas que o inimigo prepara no caminho.

Em Cristo já somos vencedores e o diabo já perdeu e seguirá perdendo. No entanto ele não desiste e continua perseguindo, até que seja totalmente incapacitado. Até lá estaremos na luta. Estamos em tempo de alistamento e queremos você para nos ajudar nesta batalha, para a glória de Deus!

A provisão é resposta da necessidade da obra!

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
‭‭João‬ ‭14:12-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.14.12-14.ara

Estamos aprendendo não só a mordomia das coisas de Deus, mas também o propósito da igreja. Quando sabemos nosso propósito temos condições de operar no reino espiritual suportados pelo provimento divino.

Como militar eu passei anos desenvolvendo atividades onde os recursos eram provenientes da organização na qual eu servia, fossem pessoas, equipamentos ou infraestrutura. No entanto, nós mesmos planejávamos as atividades a serem realizadas no ano seguinte e pedíamos os recursos a serem alocados em cada projeto ou atividade a ser exercida.

Não é diferente no reino de Deus! Pertencemos a uma organização maior chamada de Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor, mas servimos em uma congregação local, nossa igreja onde cultuamos a Deus junto com outras famílias.

Esta organização menor tem responsabilidades no reino e temos o norte do mandamento do amor ao próximo e a missão de levarmos o evangelho a todos que pudermos. Consequentemente há atividades e projetos a serem realizados e os recursos são levantados pelos próprios membros a partir dos dízimos e ofertas. Cada igreja cuida dos próprios recursos, atividades e projetos específicos, enquanto buscamos a sabedoria para planejamento e aplicação a partir do que as escrituras nos ensinam, direção do Espírito Santo e fé!

Muitas vezes o nosso problema maior ocorre quando fazemos o planejamento baseado mo que temos hoje. Esquecemos que a provisão vem de Deus que derrama sobre os membros de acordo com a necessidade. Assim, se a igreja tem pequenos projetos irá receber de acordo com o seu planejamento!

Jesus está declarando que o que quer que seja que pedirmos em nome dele, ou seja, como aqueles que estão no lugar dele fazendo a obra de Deus, pediremos e receberemos. A chave está no enxergar a provisão segundo a necessidade da obra. Sejam provisões financeiras, de pessoal, de milagres e profecias, qualquer coisa necessária está à disposição dos que pedirem à central divina! Ao invés de olharmos para o que está hoje nas nossas mãos precisamos olhar para a meta e clamar por recursos!

“E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
‭‭Lucas‬ ‭10:2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.10.2.ara

Podemos pedir o que for necessário para a obra a ser realizada. Onde está o problema então? No tamanho da nossa ousadia! Se pedirmos pouco assim receberemos. Se colocarmos metas maiores, assim será!

“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
‭‭Atos‬ ‭4:31‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.4.31.ara

Não há limites para o que pedir, apenas precisa estar alinhado com o amor de Deus pelas vidas! Que a ousadia da igreja primitiva continue em nós, para que peçamos nações para Deus ao invés de nos preocuparmos com as coisas que Ele já disse que cuida para nós. Deus está chamando um povo compromissado e que não tem medo de empreender no reino, pois não se ocupa mais com as ameaças ou dificuldades porque Deus cuida de nós!

Se servimos ao Criador então não há limites de provisão, mas da nossa disposição e fé, de compromisso e visão espiritual. Que o Espírito traga ousadia aos nossos corações, para a glória de Deus!

Sem Cristo não há Cristianismo!

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
‭‭João‬ ‭14:6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.14.6.ara

Esta declaração de Cristo é a base do Cristianismo. Sem ela, poderíamos dizer que bastava seguir as orientações de Cristo que seríamos pessoas melhores. Mas não, a partir do entendimento desta passagem não podemos seguir uma doutrina, mas mergulhar no relacionamento com o próprio Cristo!

Jesus não é um mero conjunto de superstições, um ídolo feito por mãos humanas para ser adorado, um ser extraterrestre que nos visitou 2000 anos atrás ou um super-humano com capacidades extra-sensoriais. Jesus é Deus! Ele criou todas as coisas. Dele provém a criação e a orientação de tudo o que conhecemos.

Quando Jesus fala a respeito de quem ele é, declara que é o próprio caminho para o Pai. Diz isto porque o seu sacrifício na cruz é o que nos habilita à salvação e ao recebimento do Espírito Santo! Através dele somos redimidos e restaurados à condição espiritual de podermos nos relacionar diretamente com Deus!

Esta capacidade de nos tornar filhos de Deus a partir do senhorio de Cristo é a maior revelação que poderíamos ter. Até então, somente pelo esforço individual em praticar boas obras nos daria acesso aos céus. Contudo, vivíamos sem saber o quanto bastava. Hoje, a partir da fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador já recebemos a condição de salvos e santos. Na vivência do Espírito Santo em nós é que estaremos praticando as boas obras.

Estas obras já não são por nosso exclusivo mérito, mas porque somos colaboradores do Reino de Deus, à serviço do Pai. Usaremos nossa herança com sabedoria e propósito, não apenas porque é nossa e faremos do nosso jeito, mas porque sabemos o que Deus espera que façamos com ela.

Ter um Senhor nos dá propósito, missão e sabedoria na mordomia do que está nas nossas mãos. Sem isto corremos o risco de fazer mal uso das bençãos de Deus. O Pai espera que sejamos maduros, ainda que dependentes dele, e isto é o que Cristo nos ensinou em sua passagem terrena.

Temos um Senhor, irmão, amigo, advogado, maravilhoso conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz e muito mais em Jesus Cristo!

Nada escapa de suas mãos e tudo é por meio dele, por ele e para ele! Que possamos entender esta verdade tão importante e que divide pessoas, nações e derruba o mal em nossos corações!

Jesus é o único caminho! Ninguém se torna filho de Deus sem conhecer o Filho de Deus!

Estamos comprometidos ou não com o reino de Deus?

Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás. Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.
‭‭João‬ ‭13:36-38‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.13.36-38.ara

Pedro não estava preparado para dar a vida por Jesus. O comprometimento não era pleno. Como a questão do porco e da galinha no café da manhã de bacon com ovos, muitos cristãos estão passando por esta mesma situação.

A verdade é que ser Cristão exige entregar a vida ao senhorio de Cristo! É ter o Espírito Santo como penhor da salvação antes que possamos nos chamar de filhos de Deus.

Só tem identidade quem recebeu a identificação. Isto não vem de nós, mas da autoridade certificadora. E quem tem autoridade para nos dar o Espírito de Deus é o Senhor Jesus Cristo e ninguém mais!

Jesus declarou que Pedro não estava pronto, mas também que mais tarde estaria, pois sabia que derramaria sobre ele do Espírito Santo! Esta é a questão importante, pois quem tem o Filho tem o Pai!

Engana-se quem vive preceitos de homens, realizando atividades religiosas, mas não tem parte com Jesus. Engana-se quem segue um livro sem possuir o comprometimento espiritual, falando e fazendo puramente por sacrifício e trabalho, sem discernir o corpo e o sangue derramado por nós na cruz!

Estamos sendo alertados para não fazermos como Pedro. Ele ainda teve a chance de ser encontrado pelo Espírito Santo, mas Judas não. Foram dois homens que andaram vendo milagres e maravilhas, sendo usados como instrumento de Deus, mas traíram a Jesus com suas atitudes sem amparo espiritual.

Olhemos para nossas vidas. Temos o privilégio de conhecermos o resultado das decisões das pessoas que viveram este amor de Deus e foram felizes e os que negaram a fé e não estarão com Deus na eternidade.

Evangelho é libertação das cadeias, é convite para o senhorio de Cristo em nossas vidas, um julgo suave e um fardo leve! Pela fé estaremos com o Pai, numa eternidade de paz. Não traiamos o Senhor, mas busquemos o relacionamento do Espírito que não traz vergonha ou ofensa, mas uma vida de amor e paz!

Ele é perdoador e pode nos dar agora o perdão pelas nossas traições. Oremos e clamemos arrependidos, pois ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados! Do perdão vem o Espírito e também o compromisso com o reino de Deus!

A morte não amedronta quem é salvo!

“Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”
‭‭João‬ ‭13:1‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.13.1.ara

O conhecimento da verdade nos traz o amor pelas vidas. Saber que estamos salvos tira todo o medo da morte. Quem tem medo da morte está preocupado porque não sabe o seu destino e isto faz com que seja um problema sem solução.

Fomos criados para sermos eternos e a morte não é algo natural para um ser que tem promessa de eternidade. A morte entrou no mundo por causa do primeiro casal e permanecerá até que toda a justiça de Deus seja executada.

O amor proveniente de Deus constrói em nós um vínculo de gratidão com o Pai e cuidado para com a Sua criação. Sabendo que nosso tempo aqui é curto passamos a ter um sentimento de urgência e de compromisso com todos que nos cercam.

Não importa quanto tempo temos, não vai fazer diferença. Não sabemos, é urgente da mesma forma! Cada dia é um presente para podermos compartilhar a vida neste plano, e termos a oportunidade de sermos instrumentos de Deus na nossa geração.

Ainda que tudo esteja difícil a nossa alegria não depende mais da facilidade. Ainda que haja dor, nossa alegria permanece porque temos destino certo. Se escolhemos a Cristo o Paraíso nos aguarda! Por que temer?

Neste contexto não há desespero e nem ofensa por causa da morte. Só compaixão e esperança. Só amor e paz! Se alguém da sua família conheceu e se entregou a Cristo antes da morte, saiba que agora este ente querido está nos braços do Pai consolado!

Nossa esperança é estar um dia junto com eles! Mas, enquanto isto, lutamos para expor o plano da salvação de Deus, da transformação pelo arrependimento trazido pelo Espírito Santo, forjando um coração que ama e obedece, que estabelece a paz e traz alento.

Jesus nos ama e espera que nos amemos como ele nos amou (João 13.34). Este amor nunca acaba, ainda que estejamos no caminho para a morte e passagem para o Pai, só irá aumentar! Esta é a natureza dos que são chamados de filhos de Deus!

Viver nas mãos de Deus é muito melhor!

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
‭‭Tito‬ ‭2:11-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/tit.2.11-14.ara

Engana-se quem acha que a graça significa libertinagem. Em Cristo há perdão de pecados, os de outrora e os que ainda praticaremos. Mas, uma vez que o Espírito Santo veio habitar em nós, pecados tornaram-se exceção e não a regra como antes.

A vida em Cristo nos leva às boas obras (Efésios 2.8-10). Deus está peneirando a Terra para reconstruir o Éden. Em Cristo estamos sendo separados para o reino vindouro. É certo que todos irão morrer um dia e o que será depois?

Nossa vida de agora é uma escolha para a eternidade. Enquanto não decidimos por viver para Deus estaremos em queda-livre para o inferno, que significa viver separado de Deus.

O Pai está procurando adoradores que o adorem em Espírito e em verdade (João 4.23). Estes estão sendo chamados e separados ao atenderem o chamado. Mais um pouco e este chamado não estará mais disponível e virá a prestação de contas.

Já esclarecemos que Deus não é um velho vingativo, mas um justo juiz. Enquanto não nos enxergamos como transgressores continuamos nas nossas transgressões. Só faz tratamento de saúde quem descobre a doença e deseja viver! Vive quem se agarra à esperança e luta a cada dia.

O evangelho nos mostra a nossa doença espiritual e revela como precisamos da salvação em Cristo e como é viver com ele. Jesus não prometeu facilidades porque não há nada fácil em um mundo caído como o nosso. Ele prometeu uma vida com ele, agora e por toda a eternidade. Prometeu nos sustentar em suas mãos e nos ajudar todos os dias. Isto é iniciar a volta ao paraíso onde Deus caminhava todas as tardes com o homem!

A escolha é nossa. O tempo se abrevia. Não se engane, só vivemos nesta Terra uma única vez. Vindo a morte virá também o juízo (Hebreus 9.27).

Somos conquistadores e não desejamos conquistar sozinhos!

O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”
‭‭2Timóteo‬ ‭4:18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2ti.4.18.ara

Paulo estava preso e esperando sua sentença. Não estava contando que seria livre, mas ainda assim entendia que o mal não lhe tocaria.

A morte, para Paulo, não era considerada um mal, mas o fim de suas tribulações. Para ele o viver era Cristo e o morrer, portanto, lucro, pois alcançaria os céus das promessas de Deus (Filipenses 1.21).

Alguém com esta convicção não será parado por prisões, xingamentos, depreciações ou qualquer tipo de ameaça sobre a própria vida. Os apóstolos foram martirizados por causa de sua fé, homens que deram as suas vidas para que o evangelho nos alcançasse.

Por que tanta motivação? Por que a própria vida perdeu valor diante da vida de outros? A verdade é que já alcançamos uma vida superior quando recebemos a Cristo como Senhor e salvador! A promessa da vida celestial é superior ao desejo de permanecer vivendo em um mundo de trevas sem propósito.

Há uma percepção de valor, tesouro, algo tremendo na vida com Deus, desde a presença do Espírito em nós, que nos move a participarmos a outros desta virtude que nos aguarda em Cristo.

A perseguição vem em lugares onde governos e autoridades sentem-se ameaçados por esta força sobrenatural que amplifica o entendimento de pertencimento ao Senhor e de que o bem prevalece sobre o mal. A necessidade de um é a de todos, o sofrer de um é de todos. A conquista de um é também de todos.

Tal discernimento impacta vidas e nos transforma hoje em cidadãos celestiais, comprometidos com o reino e não com a corrupção e desejo de poder. Pecados perdem sentido e os prazeres se tornam mais simples. A alegria é vermos o mover de Deus nas vidas das pessoas e nossa vontade é sermos instrumentos da graça do Pai.

Não há maldade que sobrepuje estas coisas. Não há mal que perdure contra quem pensa assim. Seja por vitória aqui ou pela morte, já conquistamos as coisas importantes que estão no reino de Deus. Viveremos aqui como vencedores, reis e sacerdotes de um reino espiritual, invisível mas real!

Nada mais importa a não ser o nosso Deus! E assim, nesta liberdade, tudo está ao nosso alcance! Não há limites na fé para fazermos as boas obras, pois já não as fazemos por nós e nem através da nossa própria força.

Em Deus já vencemos e continuaremos a vencer! Em Cristo fomos conquistados e passamos a fazer parte do exército celestial para todo o sempre. Ai dos que intentarem contra nós!