Jesus é o modelo de liderança e submissão. Precisamos aprender com ele!

Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
‭‭Gênesis‬ ‭2:21-23‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gen.2.21-23.ara

A Bíblia registra a primeira clonagem humana com transformação genética. Do homem foi tirada uma costela, mostrando que homens e mulheres tem uma origem comum e são complementares.

Interessante observar que quem deu nome à mulher foi o homem Adão. Ora, quem dá nome tem liderança e assim surgiu este aspecto entre a relação homem-mulher.

No entanto, ter liderança não significa humilhar quem está sob a sua liderança. Não significa violentar ou imputar medo. Liderança é, antes de tudo, responsabilidade para com quem está conosco a orientar o caminho e dar condições de apoiar nos seus desígnios.

Líderes servem para que os que estão sob sua responsabilidade atinjam a plenitude de suas capacidades. Homens precisam orientar e suportar as necessidades das mulheres a quem servem em sua liderança.

Por isso o Evangelho ensina que o marido deve amar a sua esposa a ponto de dar a própria vida por ela, como Cristo deu a vida pela igreja. Também diz que a esposa, de bom grado, deve concordar com as orientações do marido e ajudar-lhe (submeter-se) como a igreja se submeteu à Cristo (Efésios 5.22-30).

Isto é um amadurecimento que homens e mulheres precisam alcançar ao longo do casamento, onde cada um tem um papel que, se bem desempenhado, fará com que a família seja próspera e multiplicadora da graça de Deus no mundo.

Liderança não é mandar, mas suportar! Um líder conduz para o alvo. Assim deve ser o homem em relação à mulher. Mas só enxerga o propósito de Deus quem é homem de Deus e só vive em harmonia a mulher que também é de Deus.

A caminhada espiritual de homens e mulheres dura toda a vida. Com a presença de Deus estaremos fazendo com que a Terra seja uma fonte inesgotável da benção do SENHOR para toda a humanidade.

Se falharmos nisto o mundo continuará destilando o confronto dos sexos, homens serão chefes mandões e não líderes, e as mulheres buscarão tomar a liderança para discordar e confrontar os homens.

O caos está aí. Não é questão de machismo ou feminismo, mas de ignorarmos a constituição humana como Deus a construiu!

Jesus veio reparar todas as coisas. Se crermos nele estaremos vivendo novamente nestes preceitos e a harmonia voltará a reinar entre nós. Jesus é o caminho e o modelo que homens e mulheres devem seguir para trazermos a glória de Deus para o nosso meio!