Até o Super-Homem tem a sua Kryptonita. Por que nos achamos invulneráveis ao pecado?

Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.”
‭‭Gênesis‬ ‭39:7-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gen.39.7-12.ara

O pecado de adultério é grave diante de Deus e está contado como um dos que nos impede de adentrar os portais celestiais. Assim como os outros pecados, este também requer vigilância constante da nossa parte.

O pecado ocorre quando não temos uma atitude como esta de José. Quando primeiramente não entendemos que o mal que praticarmos ao próximo é uma ofensa direta também a Deus!

Nos Dez Mandamentos há várias diretivas para que não venhamos a desejar o que é dos outros e nem tomar posse delas. Desejar a casa e o carro de alguém, sua empresa, seu software, patentes, tudo isto cai na mesma situação!

Cobiçar é desejar ardentemente. Não se cobiça o que não se vê, toca, ouve ou prova. Assim, quem cobiça é a nossa carne e a nossa mente quando vamos conhecendo as coisas e as pessoas.

José reconheceu o mal e fugiu da situação. Sua vida foi poupada porque o seu senhor, Potifar, o conhecia e sabia quem ele era. Ainda assim foi colocado na prisão.

Quem somos? Certamente não o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha. Ainda assim o Super-Homem tem a Kryptonita para lhe tirar as forças!

Cedo ou tarde seremos provados em nossos corações. Busquemos força no Espírito Santo para que não venhamos a cair no engano de Satanás. Que não venhamos a ficar sozinhos diante da tentação, mas na companhia do Senhor para que possamos suplanta-la e fugir dela.

Quem acha que está de pé cuide para não cair. Precisamos vigiar e orar, para fugirmos de toda a face do mal, como José fez!

É tempo de nos arrependermos de nossos pecados. Jesus veio para nos dar vida através do Espírito Santo. Vida é santificação e apartar-se do mal. É ter a liberdade de viver para Deus em conformidade com os seus mandamentos.

Em Jesus temos capacidade de resistir e saber como está o estado de nosso coração. Nele temos condição de pedirmos perdão pelos pecados que cometemos e força para parar de pratica-los. Nele conseguimos ter forças contra a nossa carne.

Em Jesus podemos vencer nossa natureza e dizer não como José. Nele somos mais que vencedores e, por isso, podemos perseverar para adentrar o Reino dos Céus!