“Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado:”
Êxodo 31:6 ARA
https://www.bible.com/1608/exo.31.6.ara
Esta passagem está no contexto de Deus definindo o trabalho que deveria ser feito para se guardarem as Tábuas da Lei, dadas a Moisés. Trabalho que exigiria pessoas com talento e habilidades diferenciadas.
Todo o material já estava nas mãos do povo de Israel quando saiu da terra do Egito. Receberam ouro, prata, animais e muito tecido, tudo que puderam carregar da terra de sua escravidão.
É certo que quem disse que Deus capacita os escolhidos e que, por isso, só depende de nós o querer realizar e perseverar foi Albert Einstein.
No entanto, Einstein tem razão também nesta colocação. A obra do Tabernáculo, para se guardar a Arca da Aliança com as Tábuas da Lei, foi o primeiro trabalho dado à Israel por Deus.
O Senhor diz a Moisés que as habilidades foram dadas por ele, os dons que cada um recebe de nascença. Ora, habilidades são desenvolvidas, de acordo com o aperfeiçoamento individual.
Temos esportistas, músicos, artistas que começaram desde cedo a praticar seu talento e são mulheres e homens que transformam algo simples em coisas extraordinárias!
Um desenho é feito com luz, lápis e papel; uma música depende de instrumentos musicais; um esporte, de um local também adequado. Assim, precisamos do esforço e do apoio da estrutura.
Empresas esperam que seus funcionários sejam bem sucedidos e, por isso, lhes proporcionam as condições adequadas para atingirem seus objetivos. De resto, é cada um fazendo o seu melhor para desenvolver a empresa, arte, esporte, seu chamado!
Igrejas não devem ser diferentes disso. Membros chegam com dons e há que se ter a oportunidade de desenvolve-los. Como esperar que um membro cresça espiritualmente sem lhe proporcionar os meios adequados?
Muitos líderes colocam isto na conta do Espírito Santo e só dão tempo aos membros para que eles surjam obreiros completos, profetas, missionários, pregadores e etc!
Até na vida militar há o aperfeiçoamento contínuo para que o soldado se torne um sargento e o tenente se torne um coronel. Toda a estrutura é feita para permitir o crescimento do indivíduo para atingir os objetivos das organizações.
O Espírito Santo nos ensina que a perseverança e a vontade é do homem, mas quem espera usufruir do resultado deve dar os meios!
“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”
Filipenses 2:12-13 ARA
https://www.bible.com/1608/php.2.12-13.ara
A salvação também é um caminho de desenvolvimento pessoal que exige perseverança e esforço de cada um. No entanto, as ferramentas espirituais já foram dadas por Deus a cada um dos que receberam a Cristo como Senhor e salvador.
Importa termos os meios e nos esforçarmos para atingir os propósitos. Se na função de empregador, devemos prover os meios. Se na função de executor, busquemos fazer o melhor com os dons recebidos.
No final, todos colherão os bons frutos desenvolvidos! Assim Deus criou todas as coisas!
Nos incomoda ver “empregadores” que exigem resultados sem ter dado os meios e “executores” reclamando em fazer seu trabalho já tendo recebido o que era necessário.
Precisamos ser coerentes e usar as nossas habilidades e inteligência segundo cada papel a desempenhar. Isto trará benefícios a todos nós e glorificará a Deus!