Quem ama também perdoa, porque nos importamos e queremos o bem.

Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
‭‭Mateus‬ ‭18:21-22‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.18.21-22.ara

Perdoar é um ato de fé. É renovar a possibilidade de conviver com quem nos fez algo contra nós, seja com intenção ou não.

Por que perdoar indefinidamente? Não seria ensinar a pessoa a continuar cometendo estes erros para conosco?

Na verdade, continuamos errando para com Deus e vivemos pedindo perdão a Ele. Se recebemos perdão, então precisamos agir da mesma forma se Deus é o nosso Pai. Filhos agem à semelhança da sua criação por seus pais, tutores ou pelos que lhe testemunharam.

Ora, se somos constrangidos pelo amor de Deus e buscamos não cometer os mesmos erros, precisamos dar a mesma oportunidade a outros.

Jesus morreu e ressuscitou porque nos deu nova oportunidade. Se morrermos porque assim fizemos para com alguém, ainda que sejamos chamados de tolos, fizemos o que Jesus faria. Nos céus seremos abençoados por isto!

Perdão é zerar a conta de débito, é restabelecer a oportunidade do dano, é esquecer o que foi feito, é estar preparado para sofrer o dano de novo e de novo.

Não é dar oportunidade para errarem contra nós. Se alguém é violento, não vamos sair confrontando para sermos agredidos de novo. Se alguém roubou, não é para fazermos armadilhas para a pessoa cair novamente. Se alguém não pagou a dívida por sermos fiador, nem deveríamos ter sido, pois a Palavra diz para não sermos fiador de ninguém.

Se eu sigo a Palavra, estarei evitando que as pessoas errem contra mim. Mas, se errarem, deverei perdoa-las. Importa vivermos pelo amor e não pela obrigação. Fazendo assim, estaremos mostrando o caminho de Cristo para outros!

Jesus Cristo vive porque nos amou a ponto de vir até nós e nos perdoar pela sua morte. Ressuscitou para mostrar que o perdão traz vida e não permaneceremos na morte se assim vivermos. Quem perdoa é perdoado e viverá eternamente. Quem não ama, não perdoa.