“Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.”
Filipenses 3:3-7 ARA
https://www.bible.com/1608/php.3.3-7.ara
Confiar na carne é basear as nossas conquistas naquilo que atingimos na vida secular, até em termos de diplomas e trabalho. Paulo declara que a sua vida pregressa de berço religioso e tradição familiar não lhe trouxe vantagem alguma em termos de atendimento da vontade de Deus!
Paulo chegou a levar ao pé da letra a Lei de Deus, mas isto ele não considerou como a verdadeira circuncisão, mas o termos o Espírito Santo em nós para adoração ao Senhor!
O Espírito Santo é o vínculo necessário e suficiente na Nova Aliança em Cristo. Através do sacrifício de Jesus é que podemos entrar e nos estabelecer na circuncisão do Espírito! Nada mais importa, ainda que tenhamos conquistas terrenas. Elas serão apenas vaidade na carne e em nada nos ajudarão em termos espirituais.
Nossa conduta baseada no Espírito é que nos trará vantagens no Reino de Deus. Condição financeira e diplomas nos permitirão facilidades ou dificuldades na vida na carne, e esta conduta deve estar debaixo do propósito de Deus para nós.
Quando somos convertidos ao Senhor nossa vida deve refletir a vontade de Deus para nós e não há limites para isto. Ele nos dá o querer e o realizar justamente para que sejamos dEle em todos os aspectos e façamos tudo para que o nome do Senhor seja glorificado.
Nossas decisões para o ano devem refletir isto. Por que iremos começar um novo curso? Está nos planos de Deus? Onde isto nos levará? O novo trabalho a nós oferecido glorifica a Deus? Estou fazendo algo que espiritualmente é contra o que aprendo nas escrituras?
Nosso estilo de vida fala muito da nossa fé. Se somos guiados pelo Espírito Santo de Deus não iremos viver em desacordo com a vontade do Senhor. Assim, não importa mais conquistas terrenas que não venham a estar debaixo da benção de Deus. Como estabelecer isto? É só analisar o lucro espiritual para nós e para os que estão à nossa volta. Se não edifica e traz oportunidade de edificação, então é melhor não fazer.
Há vários trabalhos que um servo de Deus não deveria realizar porque nos afasta de Deus. A prostituição (física e emocional), o roubo, trabalhos que geram corrupção em nós e nos outros são alguns exemplos. Assim, não é uma atividade em si, mas como esta atividade me impacta em termos espirituais.
Se um cargo político me torna corrupto, então não o exercerei, mas se consigo não me corromper, posso exerce-lo. Há trabalhos que nos fazem nos prostituir para alcançarmos posições mais altas. Se consigo evitar a prostituição posso permanecer ali, senão é hora de sair! Nada que nos conduza para longe da vontade de Deus é benção para nós. Importa crescer espiritualmente e não profissionalmente. Na dúvida consultemos o Espírito nas escrituras!
Na hora de nos reposicionarmos estejamos atentos. Importa não deixarmos a família desamparada, mas sem colocarmos em risco a nossa vida espiritual que é mais importante. Deus não desampara o justo e nem os seus filhos! Seremos testados na fé e venceremos sempre que nos submetermos à Cristo.
Assim, oremos para que continuemos sendo prósperos e fortalecidos no Espírito! Peço a Deus que nos ajude a nos desenvolvermos cada vez mais em todas as áreas, pois crescendo no Espírito posso também galgar posições maiores em termos da carne sem me corromper com o mundo. Podemos sim ser ricos e ajudarmos a muitos enquanto submetidos à Deus! Se meu coração está desviado de Deus a pobreza não trará vantagem alguma!
Portanto, peçamos sabedoria e estejamos vivendo no Espírito. Fazendo assim, honraremos a Deus com nossas decisões e posições no mundo e seremos edificadores de vidas por onde estivermos!