Somos movidos por compaixão ou religiosidade?

Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.”
‭‭Marcos‬ ‭6:34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.6.34.ara

A compaixão de Deus pela humanidade trouxe Jesus à Terra. Em Jesus esta compaixão se traduziu em salvação, libertação espiritual, curas milagrosas e ensino do evangelho. Expõe o interesse de Deus em nos abençoar de todas as formas!

Ter compaixão é olhar com amor para a necessidade de outra pessoa. É querer resolver o problema dela de alguma forma. A multidão estava perdida, sem rumo ou cuidado. Jesus, então, passou a ensinar-lhes o caminho de Deus, para que encontrassem a luz!

Sem o ensino do evangelho permaneceremos nas trevas espirituais. Sem conhecermos a Deus estaremos sendo enganados de que só existe esta realidade. Há doenças, mas há curas. Há calamidades, mas há milagres. Há guerras, mas há paz! Sem conhecermos o desejo de Deus para nós só nos restará o desejo dos homens, e este não é bom!

Homens desejam dominar outros homens para lhes impor sua vontade e ter cada vez mais poder e autoridade. Deus nos vê a todos como nivelados, sendo apenas Ele o Senhor de todos. Em Deus seremos servos uns dos outros, colocando os outros acima de nós e não abaixo!

Compaixão é um traço do caráter Cristão. Sem compaixão iremos cair no erro do legalismo e acabaremos por impor nossa vontade ao invés de apontar para Cristo! Sem compaixão faremos proselitismo numérico e não estaremos verdadeiramente interessados em povoar o Reino de Deus.

Por que pregar o evangelho? Se for para manter a minha salvação já comecei errado! Somos salvos pela fé em Cristo e não por obras que venham a confirmar a minha fé. O que confirma meu relacionamento com Deus é o Fruto do Espírito, onde o amor começa a transformar minha consciência para desejar o bem a quem está indo para o inferno como todos os que ignoram a salvação em Cristo!

Se eu creio que Jesus é o único caminho então enxergo salvos e não salvos. E o que farei pelos não salvos? Sem compaixão eu nada farei! Mas por compaixão faremos o que pudermos e isto começa pela pregação do evangelho da graça!

Testemunhar de Cristo e promover a fé nEle é o que de mais proveitoso podemos fazer por alguém, mas sem compaixão será como bater com um martelo na cabeça das pessoas. Ao conhece-las saberemos como testemunhar, mas se não busco conhece-las, como nos faremos compreendidos?

Oremos para que tenhamos o desenvolvimento do Fruto do Espírito em nós, pois assim teremos os ingredientes necessários para expormos o plano da salvação de Deus em Cristo Jesus!