O que vem a ser ressuscitar dentre os mortos?

Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos.
‭‭Marcos‬ ‭9:9-10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.9.9-10.ara

Hoje temos a perspectiva contada pelos evangelistas que vivenciaram a época de Jesus e três deles viram Jesus ressurrecto. No momento desta passagem eles ainda não sabiam o significado do ressuscitar dentre os mortos, mas a grande verdade é que, mesmo tendo conhecimento do que aconteceu com Jesus depois deste episódio, não nos damos conta ou mesmo entendemos completamente o que isto significa.

Tanto é assim que Paulo escreve em suas cartas aos Coríntios, Tessalonissenses e Colossenses a respeito do assunto pois muitos tinham dúvida. Os próprios religiosos não entendiam o que Jesus dizia:

Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Pois, quando ressuscitarem de entre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento; porém, são como os anjos nos céus. Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus lhe falou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos. Laborais em grande erro.”
‭‭Marcos‬ ‭12:24-27‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.12.24-27.ara

Todo aquele que crê em Jesus como Filho de Deus, que ele ressuscitou dentre os mortos para nos trazer a salvação, confessando-o como Senhor, também ressuscitará para receber o julgamento dos galardões, pois morreu para os pecados que foram cancelados na cruz de sua morte e receberão um novo corpo glorificado como ele recebeu no terceiro dia!

Haverá uma transformação corpórea, independentemente da situação da pessoa, se morta ou viva, pois a salvação é do espírito que não morre, mas vive eternamente, ainda que fora do tabernáculo a que chamamos corpo. Somos espíritos vivos em corpos mortais! Esta é a afirmação do próprio Jesus quando disse que Deus é Deus de vivos e não de mortos, pois o nosso espírito estará aguardando o julgamento para a vida eterna com Deus ou a morte eterna no inferno, longe de Deus.

Nossa vida não termina com a morte do corpo. Do pó o nosso corpo veio e ao pó voltará. De Deus veio o nosso espírito e a Deus voltará após a morte do corpo. O que nos resta abordar é a alma, nossa mente e paixões, que reside em um corpo mortal e é influenciada pelo nosso espírito, o Espírito Santo ou por demônios. Esta alma que é a mente humana, esta é a que precisa ser convencida e que possui dificuldade em entender a morte e a ressurreição, o pecado e a santidade, o céu e o inferno!

Nossa mente refuta tudo aquilo que nos incomoda e tememos, mas a verdade deve prevalecer. Precisamos olhar para o futuro e nos indagar para onde iremos se permanecermos no entendimento que temos hoje de Cristo e de Deus. Há que se enxergar a vida espiritual após a morte corpórea como algo real e que não podemos ignorar enquanto neste corpo. É no corpo que semeamos para a eternidade. Após a morte já não há semeadura:

Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
‭‭Eclesiastes‬ ‭9:4-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/ecc.9.4-6.ara

Há uma ressurreição dentre os mortos, pois haverá um julgamento para todos os que vivem e os que morreram. Uns ressuscitarão para a vida eterna e outros para a morte eterna. Em que grupo pretendemos estar? Há um convite de Deus para que estejamos com Ele e não temos como aceitar depois que partirmos deste corpo. Glórias a Deus que nos chama a viver com Ele através de Cristo! Não percamos a oportunidade hoje, pois não sabemos o dia da nossa morte corpórea. Não podemos procrastinar a respeito da salvação, pois não há segunda chance depois da morte!

Ano 2#141