Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho.

Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.
‭‭1João‬ ‭2:21-23‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1jn.2.21-23.ara

Estas palavras do Apóstolo João são categóricas. Não reconhecer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus que tira o pecado do mundo, é nega-lo e negar o Pai. Ora, se não creio no poder de salvação do Filho de Deus, então não confio que Deus é Pai. Negar o poder de salvação de Jesus é abrir mão da Nova Aliança e permanecer na ilusão de que há muitos caminhos de salvação.

Anticristo é todo aquele que nega o Cristo, não se submetendo ao seu senhorio. Enquanto não conhecemos a verdade da salvação em Jesus acabamos por não confessa-lo. Enquanto desconhecemos a verdade somos ignorantes, mas ao não recebe-la seremos resistentes. Esta resistência nos impede de enxergar as verdades do evangelho e a fé não se estabelece em nossos corações. Seremos pessoas de mente e espírito divididos em várias crenças porque Jesus não se tornou o Cristo prometido.

Não confessar o Filho traz a perda de não sermos restabelecidos, religados com o Pai. A missão da primeira vinda de Jesus foi trazer este restabelecimento. Nele temos o retorno ao projeto de vidas santas e dedicadas ao amor, projeto este desviado pela mentira do diabo no Éden. E hoje é a mesma consideração. O ataque continua sendo na credibilidade da obra de Deus. No Éden era sobre a vida e obediência e, depois da vinda de Jesus, de que seu sacrifício na cruz não é suficiente para nos transformar em filhos de Deus novamente.

A verdade é que enquanto não cremos em Jesus Cristo permanecemos como criaturas de Deus e não somos seus filhos:

O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
‭‭João‬ ‭1:10-13‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.1.10-13.ara

Ignorar a verdade é continuar combatendo o evangelho e isto é tarefa do diabo e seus demônios. Tudo o que tira a primazia de Jesus como Senhor e salvador não provém de Deus, mas do diabo. Portanto, toda idolatria em que se clama diante de estátuas a homens e mulheres já falecidos, a pedras, astros, cartas de advinhação, reuniões onde pessoas já falecidas trazem cura ou mensagens do além, tais coisas não provém de Cristo e não devemos permanecer neste caminho.

Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti.”
‭‭Deuteronômio‬ ‭18:10-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/deu.18.10-12.ara

É um processo. Se reconheço estas coisas como verdade, então estarei cego para a verdade de Deus! Começo a acreditar em coisas que se antagonizam às de Deus e não conseguirei enxergar Cristo como salvador. Se os mortos têm poder no nome deles e de voltar até nós e se aperfeiçoarem fora da carne, então o esforço do evangelho pode ser distribuído por várias passagens de vida, ou em auto-ajuda. Nem faz sentido se preocupar com obras para salvação e tantas outras coisas. O excesso de misticismo nos tira qualquer fundamento e vemos como é fácil acreditar em tudo, ao mesmo tempo que não se acredita em nada. Pior, culparemos a Deus por todo problema que estaremos enfrentando:

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. Olharão para a terra, e eis aí angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas.
‭‭Isaías‬ ‭8:19-22‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.8.19-22.ara

Não há como ignorarmos a verdade do evangelho se tivermos fé em Cristo e em Deus. Ao mesmo tempo é impossível compreendermos esta verdade sem fé, pois é necessário deixar de confiar em uma razão puramente proveniente de experiências pessoais e buscar a nova experiência só trazida por meio de Jesus Cristo! Por isso o Cristão tem um novo nascimento, pois mudou sua mente e recebeu o Espírito Santo de Deus que o capacita a falar com o Pai como um filho. Quem tem o Filho tem o Pai e quem nega o Filho permanece na vida de outrora.

Não sejamos anticristos, mas Cristãos! Recebamos a Cristo como Senhor e salvador pois este foi o propósito da sua crucificação e ressurreição. Não confiar na sua obra redentora é o mesmo que mante-lo na cruz, cuspindo nele e o envergonhando eternamente. Não ache que isto lhe trará algum ganho, pois o sofrimento de Cristo trouxe libertação dos nossos pecados para todos os que creem. Não crer é permanecer na própria força e conhecimento, ainda que sejamos sábios aos olhos dos homens e aos nossos próprios.

Ano 2#240