Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Romanos 5:18-21 ARA
https://bible.com/bible/1608/rom.5.18-21.ARA
Pela desobediência de Adão nos sobreveio o pecado e a condenação. Pela obediência de Cristo temos acesso à salvação e a reconciliação. Estas são premissas do evangelho, que norteiam a graça redentora de Deus para o homem.
Difícil entender que alguém que viveu tantos anos atrás gerou a morte para a minha vida sem que eu tivesse alguma responsabilidade por isso, mas o nosso DNA foi comprometido pelo pecado de Adão e, por isso, somos pecadores.
Difícil entender também que alguém que morreu há dois mil anos atrás gerou a vida para a minha morte sem que eu tivesse algum mérito para isso, mas o sacrifício de Cristo apaga todo o pecado que eu tenha cometido como herdeiro de Adão.
Passamos a ser herdeiros com Cristo, filhos de Deus, não mais inimigos! Se não entendermos a ofensa de Adão e nossa condição humana não entenderemos também a graça em Jesus e a nova condição de filho de Deus. Além de entendermos precisaremos aceitar e tomar posição. A indiferença nos fará permanecermos na injustiça.
Em Cristo somos salvos e livres do nosso pecado, pela fé no Senhor. Não há outra mensagem no evangelho, pois Cristo é a mensagem. Onde abundou o pecado é também onde superabundou a graça! Deus nos livra de nossos pecados. Que o Senhor Todo-Poderoso seja louvado eternamente, amém!
Ano 2#256